Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA convoca candidatos(as) indeferidos(as) na heteroidentificação para banca presencial
Início do conteúdo da página

UFPA convoca candidatos(as) indeferidos(as) na heteroidentificação para banca presencial

  • Publicado: Sábado, 14 de Agosto de 2021, 10h27

PS 2021 Heteroidentificacao Presencial Portal

A Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou, nesta sexta-feira, 13 de agosto, o edital de convocação de candidatos(as) indeferidos(as) na heteroidentificação dos processos seletivos 2021 e 2021-2 para a avaliação de banca presencial.

A banca presencial será no dia 20 de agosto e contará com uma Comissão de Validação de Autodeclaração que verificará se os(as) candidatos(as) classificados(as) para as vagas reservadas às pessoas negras possuem fenótipo social de pessoa negra e, consequentemente, têm direito a essas vagas. Quem não comparecer a esta etapa, perderá a vaga.

A fim de garantir que apenas as pessoas que possuem direito à reserva de vagas realmente ingressem por meio dessas cotas, a UFPA decidiu adotar a avaliação da Banca de Heteroidentificação a partir do PS 2021. Conforme foi disposto no edital de abertura do PS 2021, para que as pessoas possam ocupar as vagas do sistema de cotas, não basta que se vejam como pessoa negra (autodeclaração); é preciso que, socialmente, cada indivíduo seja visto(a) como pessoa negra (heteroidentificação).

Como irá funcionar - Cada candidato(a) será observado(a) individualmente pela Comissão de Validação de Autodeclaração que irá avaliar apenas os aspectos fenotípicos (cor da pele e outras características comuns à raça), sem qualquer possibilidade de serem consideradas informações de cor/raça presentes em documentos.

Aqueles(as) que não comparecerem à avaliação da banca presencial no dia, no horário e no local definidos no ANEXO I, e aqueles(as) cujas autodeclarações não forem confirmadas pela Comissão de Validação de Autodeclaração serão eliminados do PS 2021 e do PS 2021-2. Não haverá possibilidade de submissão de recurso nesta etapa.

Medidas de biossegurança - No local de avaliação, será obrigatório o uso de máscara durante todo o tempo, seguindo as recomendações da OMS e da Anvisa. Haverá, ainda, verificação da temperatura corporal e processo individual de assepsia das mãos com álcool gel ou solução (ambos a 70%). Cada candidato(a) será avaliado(a) individualmente pela Comissão de Validação de Autodeclaração e, embora a avaliação seja presencial, não haverá contato físico entre os(as) candidatos(as) e a equipe da avaliação.

Acesse o Edital aqui.

Leia também:

>> A partir do PS 2021, Comissão de Heteroidentificação vai analisar a autodeclaração de candidatos(as) negros(as)

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página