Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão Intercâmbio Turístico-Cultural Belém-Cabo Verde realiza o lançamento da segunda edição do livro Meu Verbo Cultura

• Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 13h30

Livro Meu Verbo Cultura

“Um laço cultural” foi o que originou o Projeto de Extensão Intercâmbio Turístico-Cultural Belém-Cabo Verde, que é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará (Factur/UFPA) e a Universidade de Cabo Verde (UniCV). Criado com o objetivo de trabalhar os aspectos semelhantes entre os dois países, principalmente com o desenvolvimento de estudos sobre o turismo e a cultura, neste sábado, 11 de setembro, às 19h, o projeto irá realizar o lançamento do livro, denominado Meu Verbo Cultura: escritos amorosos sobre a cultura e desenvolvimento.

O projeto busca promover o intercâmbio entre Belém do Pará e Cabo Verde, numa perspectiva de valorizar as semelhanças e as diferenças do patrimônio histórico material e imaterial, sendo elas manifestações de atividades culturais e turísticas ou ações que possam aumentar as experiências como exemplo de desenvolvimento pelos países.

“Não há dúvidas de que as ações de intercâmbio possibilitam criar elos que beneficiem as instituições de ensino e pesquisa. No caso da UFPA e da UniCV, essas atuações mantêm protocolos de transferência de conhecimentos, proporcionando, inclusive, a mobilidade de professores e alunos entre os dois países, numa perspectiva necessária para a internacionalização da UFPA”, lembra o diretor-adjunto do Instituto de Ciências Aplicadas (ICSA/UFPA), Paulo Moreira Pinto.

Meu Verbo Cultura - escritos amorosos sobre cultura e desenvolvimento - A obra é resultado de uma parceria firmada entre a Editora do ICSA/UFPA, o Projeto de Extensão Intercâmbio Turístico-Cultural Belém-Cabo Verde e o autor da obra, Mario Lúcio Sousa. O livro apresenta ao público um resumo da simplicidade e complexidade do pensamento e das vivências de um artista cabo-verdiano grande conhecedor do poder das palavras nas suas formas falada, escrita, cantada e sentida.

Mario Lúcio Sousa, é ex-ministro da Cultura de Cabo Verde, cantautor, pintor, poeta, compositor e diretor de várias companhias de dança e música cabo-verdiana. Atualmente ele também atua na coordenação do Festival Internacional de Jazz de Cabo Verde (Fresquintal de Jazz) e é fundador e diretor da Associação Cultural Quintal da Música (ONG apoiadora da música tradicional no país).

“A segunda edição do livro Meu Verbo Cultura demonstra a particular importância de seu conteúdo filosófico e político, contemplando inúmeras possibilidades de conhecimento e de aprendizado não só para estudantes de turismo, mas também para todos que queiram se colocar no lugar do outro”, acrescenta o diretor do ICSA/UFPA, Paulo Moreira Pinto.

O lançamento do livro será realizado no Teatro Gasômetro, com abertura para 100 convidados, cerca de 20% da ocupação total do espaço, em respeito às orientações do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). Os participantes também devem apresentar, na entrada do teatro, o comprovante de vacina das duas doses.