Página inicial > Ultimas Notícias > Proex lança edital do Prêmio Arte e Cultura 2021

Proex lança edital do Prêmio Arte e Cultura 2021

• Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 14h40

Proex Arte Cultura

A Pró-Reitoria de Extensão da UFPA divulgou o Edital da edição 2021 do Prêmio Proex de Arte e Cultura. A premiação tem o objetivo de valorizar e contemplar diversas manifestações artísticas, sendo escolhidos três projetos em cada uma das seguintes categorias: Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Audiovisual, Culturas Populares e Memória e Patrimônio. As inscrições para o prêmio estarão abertas de 25 de outubro a 15 de novembro na Plataforma Sisae.

Organizado pela Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer da Proex, o edital busca estimular o desenvolvimento, no campo artístico-cultural, da Extensão Universitária e reconhecer a criação artística e a produção cultural como formas de conhecimento. Podem participar servidores professores e técnico-administrativos da UFPA com nível superior e com projetos aprovados pelas unidades às quais os candidatos são vinculados.

“O fundamento do prêmio é estimular o desenvolvimento do campo artístico-cultural por meio da extensão universitária, no sentido de reconhecer a criação artística como produtora de diversas formas de conhecimento. Nessa dimensão, queremos destacar a importância desse programa da Dacel que sublinha a universidade pública e democrática, valorizando a pluralidade e os valores humanísticos com as diversas linguagens artísticas que o prêmio contempla, remarcando também a inclusão social, política e econômica que a arte e a cultura promovem quando o edital se realiza”, explica o professor Miguel Santa Brígida, diretor da Dacel.

Em sua terceira edição, a premiação tem sido aprimorada cada vez mais para que possa contemplar diferentes categorias e modalidades. Para tanto, a organização tem realizado um trabalho contínuo de diálogos com os contemplados e acompanhamento dos projetos, com foco na valorização da diversidade artística e cultural dentro da Universidade.

‘‘É interessante acompanhar o desenvolvimento dos projetos, porque, por meio da Proex, estamos começando a elaborar o Plano de Cultura da UFPA, cujo objetivo é valorizar a Universidade como uma instituição cultural. Por isso o prêmio, ao contemplar esses projetos, revela modalidades muito interessantes para engrandecer e solidificar o pensamento acerca do que reconhecemos na Universidade Federal do Pará, em sua atuação multicampi, como produção de conhecimento por meio da arte e da cultura’’, aponta o professor.

Como participar – Os participantes podem submeter projetos de criação artística, produção cultural, circulação de espetáculos, oficinas e outros projetos que estejam de acordo com as categorias. As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas pelo site do Sisae até o dia 15 de novembro.

Cada participante pode apresentar apenas uma proposta, mas pode integrar a equipe de outros projetos na forma de colaborador. Proponentes que venceram a edição  anterior do prêmio não poderão se candidatar.  Também é necessária a aprovação prévia das unidades às quais os candidatos são vinculados. A divulgação final dos resultados será no dia 16 de dezembro.

Prêmio Proex de Arte e Cultura 2020 - Um dos projetos premiados no Edital foi Memórias Cênicas: formação, reflexão e práticas performativas, coordenado pelo professor José Denis de Oliveira Bezerra. O projeto realiza ações organizadas por meio de eventos acadêmicos, artísticos, cursos, espaços de fruição poética, reflexão e formação, estudos da cena, da memória e da história. Conheça mais sobre os ganhadores do Prêmio Proex de Arte e Cultura 2020 aqui.

Edital do Prêmio Proex de Arte e Cultura 2021

Inscrição: Até o dia 15 de novembro, via SISAE

Resultado: 16 de dezembro

Mais informações sobre o prêmio e sobre as inscrições estão disponíveis no Edital.

Texto: Renan Pinheiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação Proex/UFPA