Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Cartografia Afro-Brasileira e Indígena realiza mostra de trabalhos neste sábado, 20
Início do conteúdo da página

Projeto Cartografia Afro-Brasileira e Indígena realiza mostra de trabalhos neste sábado, 20

  • Publicado: Quinta, 18 de Novembro de 2021, 14h49

Projeto Cartografia

No dia 20 de novembro, o Projeto Cartografia Afro-Brasileira e Indígena, da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA), realiza a sua 10ª Mostra de Trabalhos. O local que receberá as apresentações dos trabalhos, este ano, será o Horto Municipal de Belém, que estará aberto ao público das 9h30 às 14h. Em 2021, a mostra conta com a parceria da Prefeitura de Belém e terá como tema “Diversidades em vozes, grafismos e imagens: Construções sociais e simbólicas africanas e indígenas na Amazônia”.

O projeto tem como sua proposta educacional dar visibilidade a grupos ética e racialmente diferenciados, garantindo a sua representatividade em toda a formação  pedagógica que o projeto propõe aos seus alunos e alunas. A data escolhida para a mostra este ano, Dia da Consciência Negra, busca manter viva, na memória dos estudantes da EA-UFPA e dos visitantes, a luta do povo negro contra a escravidão à qual foram submetidos e a luta pelo direito à cidadania em um país cuja formação foi marcada por conflitos, ressignificações e interações étnico-culturais.  

“Nossa programação levará ao público nossa negritude amazônica, conectando os saberes ancestrais com os conhecimentos escolares, buscando, assim, superar o racismo epistêmico e cultural. Esse é um elemento importantíssimo para a insurgência contra o legado do infame comércio de pessoas negras na história do Brasil, que deixou marcas profundas e cruéis em nossa sociedade”, explica a coordenadora do projeto, professora Antônia Brioso. 

Mostra CartografiasA 10ª Mostra de Trabalhos vai seguir todos os protocolos de biossegurança, na expectativa de receber os visitantes de forma segura para que possam interagir com os trabalhos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa da Escola de Aplicação. 

“Os estudantes levam o ano todo investigando e elaborando um produto educacional antirracista para demonstrar à comunidade escolar e a outros públicos. Quanto maior o quantitativo de pessoas que possam atender e perceber que presenças africana e afro-indígena plasmaram também a nossa Amazônia, mais estaremos contribuindo para que a escola assuma seu papel contra a crueldade de racismo e toda forma de exclusão social”, aponta Antônia Brioso.

Sobre o projeto - O Projeto Cartografia Afro-Brasileira e Indígena surgiu em 2011, como uma experiência pedagógica no ensino de História que, depois de alguns anos, se consolidou como uma plataforma interdisciplinar e antirracista, que trabalha tanto  a temática da negritude quanto a temática indígena. Hoje o projeto conta com 14 professores de diferentes áreas compondo o corpo docente e já formou mais de mil estudantes da educação básica, graduação e pós-graduação sob esta perspectiva antirracista. 

O projeto também foi reconhecido no Prêmio Déa Fenelon, de Ensino de História da Associação Nacional de História (ANPUH), pelas suas práticas pedagógicas e seu potencial educativo. Para ler a matéria completa, clique aqui

Serviço:

10ª Mostra de Trabalhos do Projeto Cartografia Cultural

Data: 20/11/21

Local: Horto Municipal de Belém

Horário: 9h30 às 14h 

Texto: Yris Soares- Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Imagens: Divulgação do projeto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página