Página inicial > Ultimas Notícias > Entre os(as) dez primeiros(as) colocados(as) no PS 2022, somente uma aprovada não é do curso de Medicina

• Publicado: Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 21h11

Processos Seletivos 2022 Primeiros colocados

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou, nesta quarta-feira (23), o listão de aprovados do Processo Seletivo 2022 (PS 2022) e, entre os(as) aprovados(as) nos primeiros lugares, predominou a escolha pelo curso de Medicina. Apenas uma candidata optou por um curso diferente, Direito. Assim como no ano passado, este ano, o anúncio dos candidatos classificados também foi feito no formato on-line, devido às medidas de biossegurança adotadas nesse período de pandemia da covid-19.

O primeiro colocado na classificação geral, com 907.39 pontos, foi Lucas Modesto, 17 anos, que tentou, pela primeira vez, entrar no curso de Medicina. Ao comemorar o resultado, o jovem não esqueceu de agradecer aos amigos e familiares pelo apoio prestado durante a sua preparação. “Eu estou extremamente feliz por passar em Medicina, e quem não estaria, né?! Sobretudo por ter passado em primeiro lugar'', afirma Lucas Modesto.

Também com uma pontuação acima de 900, o segundo colocado geral, Allan Silva, 17 anos, ressaltou a importância da sua preparação para o sucesso do resultado obtido hoje. Embora seja sua primeira tentativa de entrada no curso de Medicina da UFPA, o estudante vem realizando a prova do Enem desde quando estava ainda no nono ano do ensino fundamental como uma forma de estar preparado para as diversas abordagens que a prova pode oferecer.

“(A aprovação em segundo lugar) É uma honra muito grande porque é um resultado de um trabalho que tem sido feito há muito tempo. Eu não teria conseguido isso se não fosse uma série de fatores. Fiz muitos tipos de provas de vestibulares tradicionais, de vestibulares militares, de olimpíadas científicas. Então ver esse segundo lugar, em conjunto com todos os outros resultados, mostra que uma preparação multipolar pode ajudar bastante, mesmo com um objetivo específico, como passar em um vestibular de Medicina, por exemplo”, aponta Allan.

Processos Seletivos 2022 PortalLívia Rickmann, aprovada em terceiro lugar geral no curso de Direito, ficou muito emocionada com o resultado e confessou ter tido medo de não conseguir a sua tão sonhada vaga, por conta de toda a mudança provocada no formato de ensino, em decorrência dos últimos dois anos de pandemia. “Eu estava muito nervosa com o processo, mas, graças a Deus, consegui passar no meu primeiro ano de vestibular, por isso eu digo a todos que sonhos não podem ser perdidos”, declara a jovem caloura.

Assim como a terceira colocada, o primeiro colocado também faz questão de deixar um recado para todos aqueles que ainda não alcançaram a tão sonhada aprovação no vestibular. “Não desistam! Pode ser que, este ano, não tenha dado, mas nunca desistam do sonho de vocês. Se vocês têm um sonho, não deixem de persegui-lo, por mais difícil que ele possa ser, por mais inalcançável que ele aparente ser, porque o importante é você realmente ficar bem com aquilo que alcança. Então, mesmo que tu não consigas passar este ano, vá em frente e tente quantas vezes forem necessárias para tu alcançares esse teu sonho”, reforça Lucas Modesto.

Dez primeiros (as) - Entre os dez mais bem colocados no PS 2022, apenas o quinto colocado não foi classificado para cursos oferecidos no Campus Belém. São eles (as), em ordem de classificação: Lucas Correa Modesto - Medicina/Belém; Allan Garcia Cavalcante e Silva - Medicina/Belém; Livia Oliveira Rickmann - Direito/Belém; Glendse Giovanna Costa Pinheiro - Medicina/Belém; Lelio Libanio Soares - Medicina/Altamira; Hugo Ferreira Mendes - Medicina/Belém; Gabriel Ribeiro de Souza - Medicina/Belém; Lucas Quaresma Martins - Medicina/Belém; Beatriz Furtado Lourenço - Medicina/Belém; e Rafael Malcher Meira Rocha - Medicina/Belém.

Para todos os calouros, é importante reforçar que o Edital de Habilitação já está disponível. Para saber mais informações sobre a documentação necessária para o ato da matrícula, acesse o edital e não perca o prazo para a entrega da documentação. Mais informações no Portal UFPA.

Texto: Leandra Souza e Maissa Trajano - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Reprodução do vídeo de divulgação