Cresce investimento na qualificação e capacitação de servidores da UFPA. Em 2021, mais de 600 servidores(as) cursaram mestrado ou doutorado.
A qualificação de servidores da UFPA, como política institucional estratégica, tem alcançado resultados muito significativos nos últimos anos. Em 2021, 647 servidores(as) técnico-administrativos(as) e docentes estavam cursando mestrado, doutorado ou pós-doutorado, dos quais, 78 já se titularam no final do ano ou no início de 2022.
Entre os(as) servidores(as) em qualificação em 2021, sobressaem-se 355 técnicos(as) (55%) em relação a 292 docentes (45%). Do total, 187 servidores (28,9%) são lotados em campi de outros municípios além de Belém, evidenciando os investimentos na interiorização da pós-graduação e da qualificação. Importante também destacar que a maioria, 278 servidores, cursou doutorado, enquanto 209 cursaram mestrado e 30, pós-doutorado. Essa continuidade dos estudos em nível de doutorado foi apontada como perspectiva para 48% dos(as) servidores(as) que participaram do Levantamento de Interesse na Qualificação, realizado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) em setembro de 2021.
Atualmente, no quadro de 5.379 servidores(as), 45% são doutores(as); 19% são mestres(as); 19% são especialistas; 10% são graduados(as) e 7% possuem o ensino básico.
O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, considera que “É missão da Universidade Federal do Pará proporcionar aos seus servidores e às suas servidoras uma formação qualificada e continuada, estimulando o envolvimento com o ambiente da ciência e da inovação entre servidores técnico-dministrativos e docentes. A política de qualificação e capacitação tem papel central em nosso plano de gestão, apesar das dificuldades, que são notórias, e até para vencermos essas dificuldades. Intensificamos o PADT, criamos as turmas fora de sede, pactuamos a oferta de turmas especiais, contratamos turmas de doutorado interinstitucional (Dinter), criamos o Proquali e o Papen para dar suporte ao desenvolvimento dos projetos de pesquisa, e, com tudo isso, levamos mestrado e doutorado às nossas servidoras e servidores de todos os campi. Os investimentos se justificam pelos excelentes resultados que temos alcançado. As pessoas são o que temos de mais valioso na Instituição. Estamos enfrentando os desafios impostos às universidades com as nossas servidoras e servidores, avançando graças ao seu trabalho competente e comprometido. Trabalhamos sempre para valorizar as(os) servidoras(es) e oferecer oportunidades de desenvolvimento intelectual e profissional”.
Além dos(as) servidores(as) em qualificação em pós-graduação strico sensu, outros(as) 142 servidores(as) concluíram a especialização, a graduação ou o ensino médio também em 2021.
Investimentos - Os resultados exitosos de 2021, mesmo com as dificuldades no financiamento das universidades, são reflexo de várias políticas institucionais que foram implementadas nos últimos anos visando ampliar a qualificação do corpo de servidores(as) da UFPA. Atualmente, essas políticas de qualificação são realizadas de forma conjunta e estratégica pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep). Entre elas, podemos citar o Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT), criado em 2011, pela Propesp, que prevê apoio a programas de pós-graduação da UFPA que ofertam vagas a servidores(as) da Instituição em seus processos seletivos.
A partir de 2019, a Progep também passou a realizar negociações de turmas especiais junto aos programas de pós-graduação mais aderentes aos perfis dos cargos, das funções e dos interesses dos(as) servidores(as), identificados por meio de levantamento anual. Outra iniciativa criada mais recentemente, em 2020, foi o Programa de Auxílio à Qualificação, Proquali, desenvolvido pela Progep, que também possui uma Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) em sua estrutura, e regulamentado pela Resolução n. 1.508/2020 do CONSAD. A iniciativa concede auxílio financeiro a servidores(as) matriculados(as) em cursos de graduação, mestrado ou doutorado nacionais e internacionais. Em 2020, foram concedidos 58 auxílios, totalizando um investimento de R$ 200.000,00. Para 2022, está prevista a ampliação dos recursos para R$ 500.000,00, com a concessão de 143 auxílios. O edital do programa será publicado em meados de maio.
Também como incentivo à interação técnico-científica dos(as) servidores(as) com a comunidade científica brasileira, o Programa de Apoio à Participação em Eventos Nacionais (Papen) possibilita a concessão de ajuda financeira para apresentação de trabalhos em congressos, seminários e outros tipos de eventos científicos. Todas essas iniciativas visam à valorização dos(as) servidores(as), que é um dos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2025 (PDI 2016-2025). O edital deste programa também está previsto para publicação em maio.
A política institucional de qualificação de servidores(as) inclui ainda a interiorização da pós-graduação, a pactuação de cursos de mestrado e doutorado interinstitucionais, entre outras ações de fomento à qualificação do quadro de pessoal da UFPA.
“Os resultados que temos alcançado com os investimentos feitos na qualificação de servidores são extraordinários e motivo de celebração. A Instituição está olhando para o servidor não só como técnico ou professor, mas também como sujeitos críticos, com capacidade de buscar na Ciência soluções para os diversos problemas sociais e para os serviços oferecidos pela Universidade, que tem como público final a sociedade”, celebra a professora Iracilda Sampaio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação. Ela ainda destaca: “Temos contado ainda com a sensibilidade dos gestores para compreender e incentivar o desenvolvimento de servidores(as) em todas as unidades”.
Resultados - Nos últimos seis anos, o trabalho da Propesp e da Progep possibilitou a criação de grande parte das vagas ocupadas por servidores(as) técnico-administrativos(as) em pós-graduação na UFPA, inclusive de técnicos(as) que atuam nos campi fora de Belém. Treinamentos direcionados ao ingresso na pós-graduação também foram ofertados, como cursos de inglês instrumental, de elaboração de projetos de pesquisa e artigos científicos, preparatórios para as seleções, entre outras ações, as quais também estão previstas para 2022.
Esses investimentos têm elevado continuamente o índice de qualificação do corpo docente (IQCD) e o índice de qualificação do corpo técnico-administrativo (IQCTA), indicadores estratégicos do PDI. Há seis anos, em 2016, o IQCD era 4,21 e o IQCTA era 1,61. No final de 2021, os índices alcançaram as marcas de 4,56 e 1,97, respectivamente.
Ícaro Pastana, pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, reforça o avanço de uma cultura de capacitação e qualificação de servidores(as) na Universidade, assim como de valorização: “Essa valorização dos servidores não ocorre apenas com os ganhos salariais que uma pós-graduação possibilita, mas também, sobretudo, com a autoestima e o estímulo a uma atuação inovadora, pautada em novos conhecimentos nas áreas de origem e na formação interdisciplinar. Com isso, os servidores podem ver a Universidade como um espaço não só de trabalho, mas também de conquistas e perspectivas.”. Atualmente, o próprio gestor integra uma turma de Doutorado Interinstitucional em Controladoria e Contabilidade, ofertada pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a UFPA.
Além das oportunidades de graduação e pós-graduação, a Instituição também desenvolve diversas ações de capacitação, previstas anualmente no Plano de Desenvolvimento de Pessoas. São diversos os cursos e as oficinas que são aplicados às atividades laborais e que incentivam as práticas de planejamento e avaliação permanentes. Uma iniciativa que tem contribuído para a construção dessa cultura é a participação dos agentes de capacitação, servidores(as) que atuam nas unidades divulgando e estimulando a participação das equipes em cursos oferecidos dentro e fora da Universidade, com base nas necessidades identificadas pelos gestores e pelas equipes. Importante destacar, ainda, que, nos últimos anos, houve aumento tanto na quantidade de certificações emitidas quanto na participação de públicos específicos como gestores, docentes e servidores dos campi do interior.
Em 2022, uma novidade nessa direção será o lançamento do “Programa Redes de Desenvolvimento”, que prestará apoio, por meio do Capacit, às unidades administrativas e acadêmicas da Instituição para que ofertem, de maneira autônoma, ações de capacitação focadas no desenvolvimento de competências específicas dos(as) servidores(as).
Servidoras na Ciência - A pós-graduação de servidores(as) da UFPA ainda tem possibilitado desenvolver vocações para a Ciência. “A atuação em pesquisa não é exclusividade de docentes na UFPA. Nossa ideia inicial com o PADT era estimular que os servidores e as servidoras não só cursassem mestrados e doutorados, mas também desenvolvessem competências para a pesquisa científica, que deve ser a base de todas as ações da Universidade”, lembra o reitor Emmanuel Tourinho.
Desde fevereiro de 2022, em celebração às meninas e mulheres na ciência, algumas pesquisas de servidoras já tituladas no mestrado e no doutorado têm sido divulgadas nos canais oficiais da UFPA. Raquel Correia de Oliveira, assistente social formada pela UFPA e servidora há quase seis anos no Campus do Marajó - Breves, ao explicar sua pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, destacou também como o conhecimento científico impactou na sua qualificação profissional.
A servidora técnico-administrativa da Escola de Teatro e Dança Rebecca Castello, hoje doutora, desenvolveu sua pesquisa no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Analisou a governança de três universidades públicas distintas, a UFPA, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de Melbourne (Unimelb), na Austrália. No estudo, comparou as instituições quanto à autonomia financeira, ao controle, ao modelo e à lógica de tomada de decisão, encontrando destaques na gestão da UFPA em relação às demais instituições.
Já a professora Maria Lúcia Souza Siqueira, do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA, desenvolveu tese sobre alterações metabólicas e visuais em mulheres diagnosticadas com câncer de mama no Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular. A pesquisa contribui para o desenvolvimento de tratamentos para o segundo tipo de tumor mais frequente em mulheres.
Esses são apenas alguns exemplos de pesquisas desenvolvidas por servidoras, com o apoio de programas institucionais, integradas ao contextos laboral e social em que a Universidade atua. Acompanhe outras pesquisas que serão divulgadas ao longo do ano.
Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Acervo Institucional
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