X Fospa inicia com grande marcha e ato de abertura no centro de Belém
O X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa) teve início nesta quinta-feira, 28 de julho, com uma grande marcha que percorreu as ruas do centro de Belém rumo à Praça Waldemar Henrique, onde ocorreu o Ato de Abertura. Representações dos povos da Amazônia e movimentos sociais de diversos países amazônicos se encontraram em defesa das populações locais, da floresta e de todas as formas de vida na região.
A concentração da Marcha iniciou às 15h, na Escadinha da Estação das Docas reunindo organizações da sociedade civil, movimentos sociais, lideranças e caravanas de diversos países da Pan-Amazônia. Vozes de várias origens, idiomas e sotaques entoaram canções e discursaram celebrando as Amazônias e seus saberes.
Por volta das 19h, a Marcha chegou à Praça Waldemar Henrique, recebida por grupos artísticos e culturais. No ato de abertura, na concha acústica, discursaram os anfitriões do evento, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, que deram as boas-vindas aos presentes.
“Entrego as chaves de Belém a todos os participantes do X Fospa”, saudou o prefeito Edmilson Rodrigues, que falou da importância do evento ser sediado na capital paraense e na Universidade Federal do Pará. Exaltando a UFPA como instituição da e na Amazônia, destacou que, na Carta de Belém, a ser escrita como registro final do evento, deve constar o compromisso do Fórum com a Educação, com as Universidades Públicas e com a Ciência na região.
O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, celebrou o início do evento com a marcha, que reuniu a diversidade de povos e vozes da região. “A UFPA, como Universidade Pública na Amazônia, que defende a Amazônia, suas florestas e seus povos, celebra e dá as boas-vindas a todas as pessoas que participam do X Fórum Social Pan-Amazônico. A luta pela Amazônia é uma luta dos que vivem na Amazônia, dos movimentos sociais e das Universidades. Nas Universidades, produzimos a ciência necessária para um projeto de desenvolvimento sustentável, que garanta a conservação da biodiversidade e que gere benefícios para as pessoas que aqui vivem. As nossas Universidades Públicas estão comprometidas com o desenvolvimento social dos povos amazônicos e, também, com a democracia e com a justiça”.
Após os discursos, o ato seguiu com as bênçãos de pajés e o banho de cheiro de mães de santo, além de apresentações artístico-culturais de grupos locais e de outros países da Pan-Amazônia.
A programação do X Fospa segue até o dia 31 de agosto, na Universidade Federal do Pará, com atividades na Casa de Saberes e Sentires, Grandes Eventos, Atividades Autogestinadas e Atividades Paralelas. Ao longo desses dias, movimentos sociais, articulações e representações de povos de nove países promovem debates abordando, nesta edição, a defesa dos povos da Amazônia, da floresta e da democracia.
Serviço
X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa)
De 28 a 31 de julho de 2022
Local: Universidade Federal do Pará, Campus Guamá, Belém.
Programação disponível no site do evento.
Leia também: Universidade Federal do Pará recebe o Fórum Social Pan-Amazônico, de 28 a 31 de julho
Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA
Redes Sociais