Página inicial > Ultimas Notícias > Professora da UFPA lança livro sobre os clássicos na literatura

Professora da UFPA lança livro sobre os clássicos na literatura

• Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 15h18

Lançamento livreiros

Nesta quarta-feira, 14 de setembro, a professora do Instituto de Letras da UFPA (ILC/UFPA) Jeniffer Yara vai lançar a obra  Um Clássico para si: livro de recomendações . O livro parte de uma experiência realizada em sala de aula e tem o propósito de auxiliar leitores principiantes e abordar novas perspectivas sobre o clássico na literatura. O lançamento será realizado às 17h, durante o evento Livreiros e Escritores Independentes em Belém, que ocorre no Espaço Cultural Vadião do Campus Guamá.

Organizada por Jeniffer Yara, o livro é uma produção colaborativa e não literária elaborada por alunos de duas turmas do curso de Biblioteconomia da UFPA, no final da disciplina Panorama Histórico das Literaturas, na qual se repensa a noção de clássico a partir de Ítalo Calvino, que propõe uma visão de clássico para além dos cânones, mas sem desconsiderá-los. "A ideia que ele traz de clássicos é a de livros atemporais, que fazem a diferença em nossas vidas e que sempre são retomados por nós, não necessariamente canônicos", explica a organizadora da obra.

Por meio do uso de diversas ferramentas, a publicação apresenta, ainda, a proposta da literatura tanto como um exercício de análise quanto um meio terapêutico. "É voltado para quem gosta de ler ou quer ler, saber um pouquinho mais, ser instigado por esse texto. Partimos também da noção de biblioterapia, que é um conceito que apresenta os livros e as leituras como uma ação terapêutica, de alívio e cura psíquica", pontua Jeniffer Yara.

Sobre outros livros - "Um Clássico para si: livro de recomendações" proporciona aos seus escritores, acostumados a lidar com livros na vida profissional e pessoal de bibliotecários, a possibilidade de expor suas próprias impressões e pesquisas sobre outros livros. "Os leitores podem encontrar obras que já conheciam e enxergá-las por uma nova perspectiva e descobrir o interesse por outros gêneros, livros e épocas", afirma Beatriz Luz, uma das escritoras que colaboram com a obra e trabalham tangencialmente temas como a moral, o amor, o suicídio, o emponderamento, a exclusão social, a fome e a seca, a alienação, a injustiça, a AIDS, as lendas urbanas, entre outros, como uma ferramenta indispensável para refletir, entender e repensar a sociedade e suas demandas e a produção literária mundial, nacional e regional.

Para Brenda Monteiro, aluna da disciplina, é necessário que esse movimento de ruptura com a ideia de clássico como algo maçante seja realizado para que seja apresentada uma visão atrativa sobre o mundo da leitura, com curiosidades e conceitos que possuam o potencial de ampliar a visão de mundo e de se posicionar de forma crítica em debates de temas atuais. "Este projeto ajuda na compreensão da função do livro e da leitura", finaliza.

Acesse a obra completa aqui.

Texto e arte: Divulgação ILC/UFPA