Página inicial > Ultimas Notícias > Novos dirigentes são empossados no Instituto de Letras e Comunicação

Novos dirigentes são empossados no Instituto de Letras e Comunicação

• Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2022, 09h23

26.10.2022 Posse ILC Foto Alexandre de Moraes 31

A solenidade de posse dos novos dirigentes do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) ocorreu no dia 25 de outubro, no Auditório Paulo Mendes, do ILC. A nova gestão empossada é composta pela professora Tânia Maria Pereira Sarmento-Pantoja, diretora-geral, e pelo professor Johwyson da Silva Rodrigues, diretor-adjunto.

Além do reitor Emmanuel Zagury Tourinho e dos novos dirigentes, compuseram a mesa da cerimônia o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva, e a direção anterior do instituto, formada pela professora Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e Silva e pelo professor Thomas Massao Fairchild. Na plateia, lotada, prestigiaram a solenidade pró-reitores(as), dirigentes de unidades e  subunidades, docentes, discentes, servidores(as) técnico-administrativos(as) e familiares dos empossados. O clima foi de emoção, agradecimento e confiança para o novo período.

26.10.2022 Posse ILC Foto Alexandre de Moraes 157O professor Thomas Fairchild foi quem iniciou os pronunciamentos e agradeceu aos presentes no ato simbólico de transição da gestão do instituto. “É uma nova etapa na caminhada do ILC”, afirmou. Ele disse sentir-se satisfeito pelo que pode fazer em sua gestão, iniciada em 2018 e marcada pelos desafios da pandemia e dos cortes orçamentários de recursos federais. “Tivemos que reinventar a Universidade em súbita transformação”, recordou-se, desejando aos novos dirigentes que possam trabalhar em um “contexto mais feliz”.

26.10.2022 Posse ILC Foto Alexandre de Moraes 186A professora Walkyria Magno e Silva também lembrou os desafios impostos pelos “cortes e contingenciamentos que passaram a fazer parte do cotidiano das universidades desde 2019” e disse que, com isso, aprendeu a fazer escolhas, sempre priorizando o que considerou mais importante para a comunidade acadêmica do ILC. Falou também que a pandemia foi um período de adaptação coletiva que atingiu a todos(as) e que os desafios foram enfrentados com competência e criatividade. Aos novos gestores, desejou poderem contar com melhorias e coragem para enfrentar novos desafios.

26.10.2022 Posse ILC Foto Alexandre de Moraes 201Empossado, o diretor-adjunto, Johwyson da Silva Rodrigues, falou de sua emoção em ter sido aluno da Graduação em Letras-Inglês, colega de turma da professora que agora lhe acompanha na gestão, tendo, depois, se tornado professor da unidade e, agora, dirigente.

26.10.2022 Posse ILC Foto Alexandre de Moraes 8A professora Tânia Sarmento-Pantoja, nova diretora-geral do ILC, agradeceu a confiança da comunidade acadêmica que escolheu sua chapa em um processo eleitoral democrático e comprometeu-se com a busca pelo melhor para o Instituto de Letras e Comunicação. “Que tenhamos uma transição de gestão leve e pontual”, manifestou. Segundo a dirigente, os cargos de direção são importantes para o desenvolvimento institucional e mostrou-se disposta a seguir em um caminho de fortalecimento, de valorização da cultura e das políticas públicas, bem como da liberdade de expressão e da participação coletiva para uma gestão isonômica, respeitosa e plural.

Universidade pública - O vice-reitor Gilmar Pereira da Silva lembrou que o Instituto de Letras e Comunicação da UFPA foi um dos primeiros a colaborar com a política multicampi da Universidade, interiorizando a Licenciatura em Letras por diversos municípios paraenses, destacando o papel estratégico da universidade pública para o desenvolvimento regional. Ele ressaltou que o trabalho de gestão é desafiador pelo compromisso e pela responsabilidade que exige, desejando sucesso ao mandato dos novos dirigentes.

O reitor Emmanuel Zagury Tourinho encerrou os pronunciamentos agradecendo aos docentes que concluíram seus mandados a parceria em um cenário de dificuldades, demonstrando reconhecimento pelo empenho de ambos. Aos novos dirigentes, o gestor máximo da Instituição desejou um ciclo exitoso e de novos avanços no instituto.

26.10.2022 Posse ILC Foto Alexandre de Moraes 199“Temos conseguido superar dificuldades com o trabalho coletivo de nossa comunidade em prol de uma UFPA com maior impacto para a população do Pará e de toda a Amazônia. Ao longo dos últimos seis anos, tivemos avanços quantitativos e qualitativos no ensino, na pesquisa e na extensão”, apontou o reitor. E se referindo ao sucesso dos programas de pós-graduação do ILC na avaliação quadrienal da Capes, complementou: “A pesquisa que desenvolvemos é indispensável para a sociedade. Os problemas de hoje têm uma complexidade tal, que, apenas com a pesquisa realizada nas universidades, será possível encontrar soluções. Isso torna a instituição universitária cada vez mais essencial. Que possamos continuar conquistando excelentes resultados com o trabalho que realizamos na graduação e na pós-graduação”, ressaltou.

26.10.2022 Posse ILC Foto Alexandre de Moraes 154Histórico - O ILC é uma unidade acadêmico-administrativa da UFPA, integrada pela Faculdade de Comunicação (Facom), pela Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Falem), pela Faculdade de Letras (Fale), pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), com Mestrado e Doutorado em Letras - avaliado com nota cinco pela Capes, pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom), com mestrado e doutorado - que subiu da nota quatro para a nota cinco na última avaliação quadrienal da Capes.

Para saber mais, acesse o site https://www.ilc.ufpa.br/.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA

Fotos: Alexandre de Morares – Ascom UFPA