Fórum de Graduação e das Licenciaturas da UFPA discute desafios da formação no ensino superior
De 25 a 27 de outubro, a Universidade Federal do Pará realizou o Fórum de Graduação e o Fórum das Licenciaturas, no Auditório José Vicente Miranda Filho, no Instituto de Ciências Jurídicas. Por meio de conferência, mesas-redondas e debates, foi discutida a temática central, “Qualidade do Ensino de Graduação em Perspectiva: Currículo, Avaliação e Práticas Pedagógicas”.
A mesa de abertura, no dia 25 de outubro, contou com a participação do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; do vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva; da pró-reitora de Ensino de Graduação, Marília Ferreira; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio; do pró-reitor de Extensão, Nelson Souza; e do pró-reitor de Relações Internacionais, Edmar Costa. Na plateia, participaram outros dirigentes da administração superior, gestores, docentes e discentes de institutos, campi e faculdades.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Marília Ferreira, agradeceu a presença dos gestores da graduação e destacou que as principais frentes de atuação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) nos últimos anos têm sido minimizar os impactos da covid-19, atendendo às demandas das faculdades e dos cursos, em paralelo ao processo de atualização dos currículos dos cursos para atendimento às legislações e diretrizes mais recentes relacionadas à flexibilização curricular e à incorporação da carga horária de extensão.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio, citou o excelente desempenho da pós-graduação da UFPA na última Avaliação Quadrienal da Capes e reforçou a importância da integração e colaboração entre a graduação e a pós-graduação para o desenvolvimento de ambas. O pró-reitor de Extensão, Nelson Souza, propôs uma reflexão sobre o papel fundamental das universidades no século XXI para gerar os novos sentidos de humanidade e de como nos entendemos como humanos. Já o pró-reitor de Relações Internacionais, Edmar Costa, que já foi pró-reitor de Ensino de Graduação, manifestou sua alegria na continuação do fórum para discussão de melhorias nos cursos.
O vice-reitor Gilmar Pereira da Silva celebrou a realização do encontro de forma presencial reunindo representantes das várias localidades onde a UFPA realiza suas atividades. Ressaltou a importância da discussão, em particular, da especificidade da formação nas licenciaturas, com características e desafios próprios.
Já o reitor Emmanuel Zagury Tourinho agradeceu o empenho de todas as pessoas que conduziram a gestão dos cursos no período da pandemia. Destacou resultados que a Universidade tem colecionado como frutos de um trabalho coletivo. “Cada vez que alcançamos um resultado positivo, vemos a comunidade se reconhecer e se orgulhar da instituição”, celebrou.
Emmanuel Tourinho citou também as políticas institucionais voltadas à qualificação da graduação, como o Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD) e os Subprogramas de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios (Labinfra) e de Gestão de Qualidade (GESTQUALI). Sugeriu como pauta para o fórum a discussão do que pode ser feito para potencializar ações, como o Acompanhamento Institucional de Cursos de Graduação da UFPA e a Flexibilização Curricular.
“A função primeira da universidade é promover a formação na graduação, integrando ensino, pesquisa e extensão. Temos avançado muito, colhido bons resultados e recebemos avaliações que demonstram essas melhorias. Mas temos também grandes desafios. Como podemos estar mais alinhados com os problemas e debates contemporâneos? Vivenciamos questões sociais com um alto grau de complexidade em todo o mundo, por isso as sociedades não podem prescindir das universidades. Precisamos formar pessoas para liderar e lidar com transformações cada vez mais aceleradas e não seremos bem-sucedidos nessa missão sem alargar as experiências de aprendizagem de nossos estudantes”, ponderou o reitor.
Qualidade do ensino - Na sequência da abertura, o professor Amauri da Silva Barros, professor titular e pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ministrou a conferência com base no tema do evento, “Qualidade do ensino de graduação em perspectiva: currículo, avaliação e práticas pedagógicas”.
O conferencista apresentou dados de pesquisas sobre o perfil e as perspectivas dos estudantes do ensino superior, cujos resultados apontam para desafios sociais mais amplos que têm sérias implicações no contexto universitário, como a saúde mental dos jovens e o empobrecimento da população.
Amauri Barros chamou a atenção para a necessidade de transformações no ensino superior para acompanhar as mudanças no mercado de trabalho e nas relações sociais. “Conceitos como inovação, empreendedorismo, tecnologias digitais, engajamento e colaboração precisam ser aprofundados e vivenciados nas universidades, conferindo cada vez mais protagonismo aos estudantes”, declarou.
Ao compartilhar experiências que acompanhou na UFAL, o professor ainda deu exemplos de atualizações que áreas como as engenharias e as licenciaturas já têm pautado diante das novas Diretrizes Curriculares Nacionais, no âmbito do ensino superior, e da Base Nacional Comum Curricular, no contexto da educação básica.
Debates - No segundo dia da programação, no âmbito do Fórum das Licenciaturas, duas mesas-redondas pautaram a formação de professores, a diversidade e a inclusão. Na Mesa “Panorama da Formação de Professores no Brasil”, com a mediação do professor Thomas Fairchild, docente do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, o professor Amauri da Silva Barros, pró-reitor de Graduação da UFAL, e a professora Eliana da Silva Felipe, diretora do Instituto de Educação (ICED) da UFPA, provocaram reflexões sobre a formação de professores para atuação na educação básica no Brasil e no contexto amazônico, mediante a Resolução 02/2019.
Já na Mesa “Práticas Pedagógicas para a Inclusão e Diversidade na Formação de Professores”, mediada pelo professor Ronaldo Araujo, superintendente de Assistência Estudantil da UFPA, o debate foi promovido com base nas apresentações das professoras Amélia Mesquita, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica, e Zélia Amador de Deus, coordenadora da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social da UFPA.
No dia 27 de outubro, no contexto do Fórum de Graduação, foi realizada a Mesa “Autoavaliação dos Cursos de Graduação”, mediada pela professora Vilma Brício (Diden/Proeg/UFPA), com as apresentações das professoras Sheila Pinheiro (Diden/Proeg), Lucia Harada, da Comissão Permanente de Avaliação e diretora de Avaliação Institucional (CPA/Diavi/Proplan), e da diretora do Centro de Indicadores e Registros Acadêmicos (CIAC), Julieta Jatahy.
No fechamento do segundo e do terceiro dias, com a condução da professora Sheila Pinheiro, diretora de Desenvolvimento do Ensino (Diden/Proeg/UFPA), foram discutidos e aprovados os regimentos dos Fóruns de Graduação e das Licenciaturas.
Para a professora Marília Ferreira, pró-reitora de Ensino de Graduação, “a realização dos fóruns evidencia o quão estreita e acurada deve ser a relação entre a Pró-Reitoria de Ensino com gestores e docentes dos cursos de graduação. Questões relacionadas a assuntos que interessam a todas as unidades e subunidades vinculadas à graduação podem ser apresentados, debatidos e enfrentados mediante a participação comunitária. Inúmeras vozes solicitaram que o fórum se reúna mais vezes ao longo do ano. Esse é também um desafio para uma Pró-Reitoria do tamanho da PROEG, cujas demandas diárias são muitas. Todavia, como disse Paulo Freire, ‘o diálogo cria base para a colaboração’. Nesse sentido, é fundamental estar com as unidades e subunidades aprofundando questões que desafiam a prática docente, o ensino superior e a sociedade de modo geral”, considera.
Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA
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