Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão ConViva leva a exposição “Universidade Além dos Portões” para o Parque do Utinga, nos dias 3 e 10 de dezembro

• Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 10h43

Exposição Conviva

As universidades federais são espaços de vasta produção de ensino, pesquisa e extensão nas mais diversas áreas de conhecimento. Entretanto o conteúdo produzido nesses espaços nem sempre chega ao conhecimento de toda a comunidade externa às instituições. Para ultrapassar esta barreira e aproximar as pessoas do conhecimento produzido nas pesquisas universitárias, o Projeto de Extensão ConViva realiza a 2° edição da Exposição “Universidade Além dos Muros”, nos dias 3 e 10 de dezembro, no quiosque de entrada do Parque do Utinga, das 8h às 12h.

A ação tem como tema “Uma Jornada pela Árvore da Vida” e foi organizada com o protagonismo dos estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, com o objetivo de apresentar diferentes grupos de vertebrados, como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes, que se encontram taxidermizados ou preservados em álcool. A exposição será inclusiva e contará com placas de identificação em Braille, intérpretes na Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de acessibilidade para usuários de cadeiras de rodas.

“Queremos devolver para a comunidade o conhecimento obtido na universidade acerca da biodiversidade de espécies que ocorrem em nossa região, mas, principalmente, mostrar a importância ecológicas desses animais, uma vez que a fragmentação dos habitats florestais bem como a poluição dos rios, prejudica o desenvolvimento dessas espécies e, sumariamente, de nós mesmos. Assim, estamos buscando explicar como esses problemas causam o desequilíbrio ecológico que está acontecendo atualmente em toda a Amazônia e tentar despertar consciência ambiental na população, com o conhecimento de animais vertebrados”, informa João Paulo Reis, estudante que integra a organização do evento.

A expectativa dos organizadores é receber cerca de 2.500 visitantes, entre esportistas, turistas e famílias que circulam no Parque do Utinga nos finais de semana. A atividade é aberta para todas as idades e não necessita de inscrições, basta comparecer ao parque. O evento é uma organização conjunta do Projeto Conviva, do Parque Estadual do Utinga e do Ideflor-BIO.

2° edição da Exposição “Universidade Além dos Muros - Uma Jornada pela Árvore da Vida”

Data: 3 e 10 de dezembro de 2022.

Hora: das 8h às 12h

Local: Entrada do Parque do Utinga

Mais informações sobre o Projeto Conviva aqui e na página do evento.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Foto: Divulgação Projeto Conviva