Página inicial > Ultimas Notícias > Primeiros(as) colocados(as) do PS 2023 ressaltam a importância da dedicação aos estudos para a conquista dos resultados

• Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 15h20

PS 2023 Primeiro lugar

Para iniciar as comemorações de carnaval, a Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou, nesta sexta-feira, dia 17 de fevereiro, o listão dos aprovados no Processo Seletivo 2023 (PS 2023). O anúncio foi realizado de maneira virtual, dando continuidade ao modelo adotado durante a pandemia. O momento foi de euforia para todos(as) os(as) 6.823 candidatos(as) classificados(as) e também de alívio e muito orgulho para os dez primeiros colocados na classificação geral, que conseguiram ver nessa boa classificação os resultados de muitas horas de dedicação aos estudos.

Morador do Guamá, vizinho da UFPA, o primeiro lugar geral foi Felipe Gandra Moreira, aprovado no curso de Engenharia Mecânica. Após uma preparação intensa, com rotinas diárias de estudo em casa e renúncia de momentos de lazer com amigos e família, o resultado positivo emocionou o estudante. “A emoção é indescritível, sinto que essa aprovação é uma construção da vida toda, então tudo o que eu passei até agora valeu a pena. Meu recado é que sempre continuem tentando, pois uma hora vai valer a pena”, comentou Felipe Moreira.

Entre as mulheres, Ana Sarah de Souza foi a melhor colocada, ficando no segundo lugar geral do Processo Seletivo da UFPA. A estudante recebeu, com surpresa, a notícia da sua aprovação após ter conhecimento de que o curso escolhido, Medicina, havia sido o terceiro mais concorrido deste ano. "Eu já tinha visto minha nota (do Enem), sabia que ia ser boa, mas nunca imaginei que seria segundo lugar. É uma grande conquista, é uma prova de que os esforços dão frutos. É dedicação, né?! Dedicação e disciplina resumem isso”, comentou a nova caloura da UFPA. No total, 52,32% das aprovadas no PS 2023 são mulheres.

Listao KaikeDedicação e orgulho dos resultados - Terceiro colocado geral do processo seletivo, a aprovação do estudante Kaike Eduardo da Silva Lobo, 17 anos, foi muito comemorada pela família. “Eu via o quanto meu filho se esforçava nos estudos. Foi muito esforço e hoje ele pode comemorar a nota alta e comemorar o 3° lugar geral com muito orgulho, batendo no peito”, ressaltou Rita Ionara, mãe do estudante que foi aprovado em Medicina. Para Kaique, “esta é a concretização de um grande sonho pra mim, e eu tenho certeza que estou preparado para esta nova jornada”.

Para Matheus Lopes Bitar Mesquita, também do curso de Medicina, ver o resultado dos estudos com uma classificação entre os melhores colocados da seleção é uma sensação difícil de definir. “É um ano muito difícil para todo mundo que passa por esse processo, mas, no final, vale tudo a pena. É uma sensação que nenhuma palavra pode explicar, é uma felicidade que não tem igual nesse mundo”, pontuou o 5º lugar geral da UFPA.

Dez primeiros (as) - Das(os) dez primeiras(os) colocadas(os) gerais no PS 2023, oito são calouras(os) do curso de Medicina. Em ordem de classificação, são eles: Felipe Gandra Moreira - Engenharia Mecânica/Belém; Ana Sarah De Sousa - Medicina/Belém; Kaike Eduardo Da Silva Lobo - Medicina/Belém; Gabriel Alencar Ecker - Medicina/Belém; Matheus Lopes Bitar Mesquista - Medicina/Belém; Vitor Mickael Serrão Garcia - Medicina/Belém; Rodrigo Ormanes Massoud - Medicina/Belém; Rodrigo Akira Azevedo Kurosawa - Engenharia Da Computação/Belém; Pedro Gustavo Paixão Gesteira Alves Rodrigues - Medicina/Belém; e Ithallo Ricardo Dantas Ennser - Medicina/Belém.

Preparação de Ingresso - Após a aprovação, os(as) alunos(as) classificados(as) devem se atentar para os prazos e documentos necessários para realizarem a habilitação ao vínculo institucional. Os estudantes devem fazer a leitura completa do edital com atenção, pois os períodos para o preenchimento de dados e entrega da documentação serão breves. O início das aulas dos(as) calouros(as) ocorrerá conforme o calendário acadêmico da UFPA em 2023, disponível no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg). A Semana do Calouro está prevista para o período de 15 a 17 de março e as aulas devem iniciar a partir de 20 de março.

Para conferir a nota individual no PS UFPA 2023, basta acessar a página do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS).

Texto: Isabelly Risuenho e Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Arquivo pessoal