Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA inaugura Centro Paraense de Computação Distribuída de Alto Desempenho

UFPA inaugura Centro Paraense de Computação Distribuída de Alto Desempenho

• Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 14h34

Centro Paraense de Computação Distribuída de Alto Desempenho

O Centro Paraense de Computação Distribuída de Alto Desempenho da Universidade Federal do Pará foi inaugurado no último dia 25 de setembro, no Campus Guamá, em Belém. A construção do prédio contou com o financiamento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Participaram da inauguração o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva; o prefeito Multicampi, Eliomar Azavedo do Carmo; o coordenador técnico da proposta do Centro, João Crisostomo Weyl; o professor Diego Lisboa Cardoso, representando a direção do Instituto de Tecnologia da UFPA; além de pesquisadores e estudantes.

25.09.2023 Centro Paraense de Computação Distribuída de Alto Desempenho Foto Heloísa Torres 162O Centro Paraense de Computação Distribuída de Alto Desempenho surgiu com a proposta de integrar grupos e laboratórios de pesquisa de diferentes áreas de conhecimento que demandam o uso de equipamentos de alto desempenho, como o supercomputador 'Apolo 2000', adquirido pela universidade em 2021.

O professor João Weyl, coordenador da proposta do Centro, lembrou do histórico de projetos submetidos aos editais CT-INFRA do MCTI para financiamento da construção do prédio do Centro e da aquisição de equipamentos. “É uma felicidade inaugurarmos esse espaço, que é um marco para a consolidação das várias unidades e grupos de pesquisa envolvidos”, celebrou.

O prédio dispõe de espaços de treinamento e acolherá os seguintes laboratórios de pesquisa: Laboratório de Inteligência de Dados, Laboratório de Fármacos, Laboratório de Nanotecnologia, Laboratório de Cidades Inteligentes, Laboratório de Inovação Tecnológica, Laboratório de Alto Desempenho, Laboratório de Computação Quântica e Laboratório de Computação Bioinspirada. Interdisciplinar, o Centro agrega estudos das áreas de Matemática, Física, Química, Biologia, Computação e Engenharias.

25.09.2023 Inauguração blocos de aula ICS Foto Heloísa Torres 101O vice-reitor Gilmar Pereira da Silva festejou que, mesmo com as condições adversas dos últimos anos, a universidade inaugure, neste momento, um equipamento institucional do porte do Centro Paraense de Computação Distribuída de Alto Desempenho e com uma perspectiva interdisciplinar. “As pessoas de outras instituições, quando vêm à UFPA, nos perguntam como conseguimos fazer obras em um momento em que as universidades estavam sendo sucateadas. Isso significa que não paramos. Ao contrário, avançamos”, declarou o vice-reitor.

Para o reitor Emmanuel Tourinho a inauguração do Centro é resultado de um grande esforço coletivo e tem dois aspectos valiosos. “O Centro vai atender equipes de diversas unidades acadêmicas e áreas de conhecimento que interagem em um diálogo interdisciplinar. Além disso, o espaço tem a capacidade de mudar o patamar da produção de conhecimento nessas áreas e elevar a qualidade das pesquisas, da produção científica e da formação de novos pesquisadores na universidade”, pontuou.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Heloísa Torres – Ascom UFPA