Página inicial > Ultimas Notícias > Reitor da UFPA representará a Amazônia na Capes

Reitor da UFPA representará a Amazônia na Capes

• Publicado: Terça, 31 de Julho de 2018, 15h42

25.07.2018 Reunião do Conselho da ANDIFES Foto Alexandre de Moraes site

A partir de agora, a Amazônia Legal contará com um representante permanente no Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, foi escolhido como membro titular do órgão, que debate e faz a gestão da pesquisa e da pós-graduação no Brasil. O presidente do Fórum de Reitores das Universidades Federais da Região Norte, professor Jefferson Fernandes do Nascimento, da Universidade Federal de Roraima, foi escolhido como suplente.

A decisão foi tomada no último dia 25 de julho, em reunião dos reitores de universidades da Amazônia e dirigentes de instituições de pesquisa do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Roraima, realizada em Belém, diante da presença de Abílio Baeta Neves, presidente da Capes.

25.07.2018 Reunião do Conselho da ANDIFES Foto Alexandre de Moraes site3O presidente da Capes explicou a preocupação especial com a região amazônica e apontou que iniciativas como esta atestam o compromisso com a superação de problemas e dificuldades da região. “O Conselho Superior, na última reunião, decidiu assegurar uma representação permanente para as instituições da região e isso vai trazer melhorias para as demandas locais”, afirma.

Segundo Abílio Neves, a Capes já vem trabalhando com uma comissão de representantes das instituições da região, que inclusive resultou em um conjunto de editais que foram lançados para financiamento de iniciativas na Amazônia.

“Também estamos estimulando novos arranjos na oferta de pós-graduação para valorizar o potencial das diferentes universidades e instituições da região. Já temos uma programação, voltada em especial para a região Norte, e gostaríamos de incrementar isso”, frisa.

25.07.2018 Reunião do Conselho da ANDIFES Foto Alexandre de Moraes site4Já Emmanuel Tourinho destaca a importância da criação dessa representação. “É um passo importante para que a região participe da formulação das políticas públicas na área de pesquisa e pós-graduação, sobretudo para chamar a atenção para a necessidade de ações específicas voltadas à redução das assimetrias que existem e são muito acentuadas no sistema nacional de pós-graduação”, pontua.

O reitor da UFPA ressalta, ainda, que buscará defender as demandas das instituições de pós-graduação e pesquisa no Norte do Brasil. “Vamos trabalhar para construir coletivamente um conjunto de pautas que expressem as nossas maiores expectativas, para que possamos levar essas pautas e defendê-las nesse novo espaço em que vamos pode atuar”, finaliza.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes