Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Abaetetuba da UFPA comemora 30 anos com evento “Memória, Resistência e Transformação”

• Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 16h03

Campus Abatetuba1

“Memória, Resistência e Transformação”, esse é o tema escolhido para a comemoração dos 30 anos de existência do Campus  de Abaetetuba da UFPA. O evento ocorre nesta quinta-feira, 13, e na sexta-feira, 14, às 8h, e contará com palestras e mesas-redondas.

Com o Canavieiro como testemunha, o Campus Universitário da UFPA no município de Abaetetuba comemora três décadas de pesquisas, projetos de extensão e já acumula mais de 3,5 mil  profissionais formados nas diversas áreas. Reconhecido pela beleza e interação com a natureza, o Campus de Abaetetuba hoje possui 1.800 alunos nos cursos de Letras Língua Portuguesa, Letras Língua Espanhola, Matemática, Engenharia Industrial, Física, Pedagogia, Educação do Campo e Serviço Social.

O espaço conta com vários pavilhões  de sala de aula, prédios e espaços administrativos, dois auditórios, uma biblioteca, um infocentro, um ginásio e vários laboratórios. Além disso, sedia um mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) e o Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat), ambos com inscrições abertas.

Atualmente, o Campus Abaetetuba é coordenado pelo professor Sebastião Cordeiro. Segundo o coordenador, a importância do campus, nesses 30 nos de existência se sintetiza na sua contribuição para a melhoria da vida dos ingressantes e, também, da vida do município.

Para o ex-coordenador do campus Adelino Ferranti a visão para o futuro já é presente na organização. “Se, há 30 anos, a UFPA, com ousadia, saiu de Belém e se espalhou para as cidades do interior do Estado e criou o campus, hoje já sonha em criar a Universidade Federal da Amazônia Tocantins (UFAT)”, afirmou Adelino.

Programação 1º dia – No dia 13, às 8h, a programação inicia-se com o lançamento do documentário a respeito dos 30 anos do campus. Logo após, vão cantar os “parabéns”, com o bolo doado pelos ex-alunos da 1ª turma. Às 10h, haverá uma palestra com a temática “ Campus de Abaetetuba, 30 anos: as perspectivas e desafios da Universidade  Multicampi diante do cenário atual”, ministrada pelo reitor Emmanuel Tourinho. Às 14h, será dada continuidade às palestras com o tema “Campus de Abaetetuba, 30 anos: a contribuição do Campus Abaetetuba  para o desenvolvimento da região”, que será debatido pelo vice-reitor e ex-aluno da universidade, Gilmar Pereira da Silva.

Além disso, ocorrerá também uma tribuna do povo, com a participação de alunos, servidores, docentes, egressos, plenárias e, ainda, uma mesa-redonda com os ex-coordenadores do campus e o coordenador atual. Por fim, ocorrem as homenagens e o lançamento do livro 30 Anos do Campus Abaetetuba/UFPA: Memória, Resistência e Transformação.

Programação 2º dia – No dia 14, às 8h, a programação será iniciada com a palestra “Universidade Pública: Politica de formação e compromisso social”, ministrada pela professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Eliana Deise Furtado. Às 10h30, haverá a criação da Associação dos Amigos do Campus de Abaetetuba (AACA). Logo após, às 11h,  o representante do Ministério da Ciência e Tecnologia de Luanda/Angola, Alfredo Gabriel Buza, realizará a palestra “A realidade e perspectiva das universidades públicas diante do cenário internacional”. Para encerrar o evento, às 15h, será dado inicio à festa no Equatorial Park Club.

Histórico - O Campus Universitário de Abaetetuba foi fundado em 1987, sob a coordenação da professora Conceição Solano, indicada a esse cargo pelo reitor da época, José Seixas Lourenço. O campus é composto por mais de 60 ilhas, 30 comunidades, que vivem nos arredores,  além da cidade de Abaetetuba, com aproximadamente 170 mil habitantes.

30 Anos Campus Abaetetuba
Data: 13 e 14 de setembro