Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Ainda em dúvida? Saiba mais sobre os cursos que a UFPA oferece no PS 2019
Início do conteúdo da página

Ainda em dúvida? Saiba mais sobre os cursos que a UFPA oferece no PS 2019

  • Publicado: Quinta, 22 de Novembro de 2018, 15h22

PS 2019 Banner Portal

O prazo de inscrições para o Processo Seletivo 2019 (PS 2019) da Universidade Federal do Pará (UFPA) segue até às 17h da próxima terça-feira, dia 27 de novembro. Até lá, quem ainda não decidiu para qual curso de graduação deseja concorrer já terá feito sua escolha. Enquanto isso, fique atento às várias opções que a Universidade oferece como os cursos recém-criados na Instituição, os cursos flexibilizados e, claro, os cursos já tradicionais por aqui.

Recém-criados - “Conservação e Restauro”, “Agroecologia” e “Desenvolvimento Rural” são as três opções mais novas ofertadas pela UFPA aos candidatos a uma vaga no ensino superior. E eles fazem parte do esforço constante da Universidade em ampliar a variedade e número de vagas a disposição da sociedade.

O curso de “Conservação e Restauro” é um bacharelado que foi criado este ano e oferta 30 vagas para 2019. As aulas começam no dia 21 de agosto, conforme o Calendário Acadêmico da UFPA e serão realizadas pela manhã, na sede do Convento dos Mercedários, recentemente doado à UFPA. Essa graduação faz, agora, parte da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Saiba mais sobre o curso aqui.

Agroecologia - E o curso tecnólogo ou de tecnologia em Agroecologia, sediado no Campus da UFPA em Abaetetuba, também aparece pela primeira vez no edital do PS2019. A primeira turma já está em sala de aula, mas a seleção anterior foi realizada por um Processo Seletivo Especial (PSE). O curso tem duração de três anos e meio, oferta 40 vagas, em aulas que duram o dia todo (curso integral) e os calouros também começam a estudar no chamado 4º período letivo da UFPA para 2019 ou “2019.4”.

De acordo com Livio Claudino, coordenador do curso de Agroecologia da UFPA, a nova opção para os estudantes paraenses se diferencia das demais carreiras na área de ciências agrárias, pois, busca conciliar os conhecimentos técnicos sobre produção, solo e meio ambiente aos saberes tradicionais. Além disso parte das atividades práticas e estágios dos estudantes será desenvolvida nos lotes dos agricultores em comunidades próximas.

“É um novo olhar que busca, não apenas produzir, mas que olha a terra para além do substrato para a produção de alimentos e outros produtos. Que ouve e aprende com o saber do agricultor, do quilombola e do indígena e vê a terra de uma nova maneira”, resume o professor.

Leia mais sobre o curso no site da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo do Campus de Abaetetuba e confira o Projeto pedagógico da nova graduação.

Desenvolvimento Rural - E para o PS2019, a UFPA oferta vagas para a segunda turma do curso de bacharelado em Desenvolvimento Rural, ofertado em Belém. O curso é um bacharelado com aulas pela tarde e que oferta 45 vagas para o ano que vem. Os calouros classificados chegam à sala logo após a Semana do Calouro, que está marcada para o período de 11 a 16 de março.

“Levando em consideração as especificidades da nossa região, onde se tem um incentivo muito grande para a agricultura familiar, percebeu-se a necessidade de se formar gestores nessa área. Portanto, este curso visa formar a mão-de-obra necessária para que tenhamos um desenvolvimento maior da nossa região, com novos gestores na área rural. Ele será o primeiro curso dessa área na região norte”, explicou Arquimimo Almeida, representante do Ceps/UFPA, quando do anúncio da criação do novo curso no PS 2018.

Turmas Únicas – A UFPA também traz nesta edição do PS 2019 a oferta de 15 turmas únicas nos chamados cursos flexibilizados. São 610 vagas distribuídas em 12 cidades paraenses.

As vagas dos cursos flexibilizados não são disponibilizadas anualmente, ao contrário, tendem a ser ofertadas uma única vez e não mais aparecerem no edital do próximo PS. Mas sua existência possibilita diversificar a oferta de vagas e cursos nos campi e nos polos da UFPA. Por isso são muito importantes tanto para a Universidade, quanto para os candidatos. Leia mais sobre essas e outras vagas do PS2019 aqui.

Para 2019, são ofertadas as turmas únicas de

  • 50 vagas em Ciências Contábeis, em Soure;
  • 40 vagas em Ciências Naturais, em Santa Luzia do Pará;
  • 40 vagas em Geografia, em Mocajuba;
  • 40 vagas em História, em Limoeiro do Ajuru;
  • 40 vagas em Letras – Língua Portuguesa, em Curralinho e em São Caetano de Odivelas;
  • 40 vagas em Licenciatura Integrada Ciências, Matemática e suas Linguagens, em Mocajuba;
  • 40 vagas em Matemática em cada uma das cidades de Barcarena, Capanema, Curuçá e Mocajuba;
  • 40 vagas em Pedagogia em cada uma das cidades de Mocajuba, Portel e Tomé-Açú; e
  • 40 vagas em Serviço Social, em Cametá.

Ainda em dúvida? E para quem quer conhecer um pouco mais sobre as opções de cursos de graduação na UFPA, a dica é acessar o Catálogo de Cursos da Universidade, que está em constante atualização. Na plataforma já estão mais de 80 cursos e os novos em breve também estarão disponíveis por lá.

O Sistema possui informações sobre número de vagas, demanda no último PS, localização, site, contatos, modalidade, turno, descrições e muito mais. Todos os dados estão organizados por ordem alfabética e padronizados, o que facilita buscas e comparações entre cursos. 

Serviço:
Inscrições para o PS2019 da UFPA
Até às 17h do dia 20 de novembro, no site do Ceps.
Informações: (91) 3201-7266, 3201-8381, e 3201-8383.
Tire suas dúvidas no “Perguntas Frequentes do PS2019”, disponível aqui.

Saiba mais sobre os cursos disponíveis na UFPA no nosso Catálogo de Cursos
Assista também os vídeos sobre os cursos mais demandados no PS2018 UFPA na TVUFPA
Leia todas as notícias da UFPA publicadas sobre os processos seletivos de ingresso aqui.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Coordenadoria de Marketing e Propaganda da Ascom/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página