Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

PT EN ES

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > “Roteiros Geo-Turísticos” faz programação especial nesta quinta-feira, 6, com programação em Mosqueiro
Início do conteúdo da página

“Roteiros Geo-Turísticos” faz programação especial nesta quinta-feira, 6, com programação em Mosqueiro

  • Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 18h47

 Roteiro Mosqueiro

O Projeto “Roteiros Geo-Turísticos” fará uma edição especial na Vila de Mosqueiro nesta quinta-feira, 6 de dezembro. As inscrições estão abertas e são gratuitas. O projeto é uma ação do Grupo de Pesquisa de Geografia e Turismo (GGEOTUR) da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pela professora Maria Goretti Tavares. O objetivo é valorizar a memória socioespacial e patrimonial, material e imaterial da capital paraense, por meio de roteiros turísticos temáticos.

Para a Maria Goretti Tavares, o “Roteiro Geo-Turístico pela Vila de Mosqueiro” é importante para o reconhecimento potencial do patrimônio da vila. “Mosqueiro é parte do município de Belém e tem importância para o patrimônio material e imaterial.”

A edição especial de Mosqueiro conta, também, com a coordenação da professora Carmena França, do Grupo de Pesquisa de Estudos Geográficos Costeiros (ECG), e integra a edição 2018 do Projeto Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense (IFNOPAP). Outras edições do Roteiro também ocorrem no Centro Histórico de Belém, além de cidades como Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras.

Percurso – O projeto partirá às 10h do Coreto Central da Praça da Vila de Mosqueiro e seguirá o seguinte trajeto: Praça da Vila, Trapiche, Praia do Areião, Mercado, Igreja, Canto do Sabiá e Praça do Bispo.

Projeto – O Projeto Roteiros Geo-Turísticos foi criado em 2011 e premiado nacionalmente pelo IPHAN, na 29º edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria Projetos de Iniciativas de Excelência em Promoção e Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural, envolvendo todos os campos da preservação oriundos do setor público, do setor privado e das comunidades. Os roteiros são caminhadas ao ar livre, orientadas por educadores e educandos, no intuito de valorizar a memória, os costumes, as artes e os espaços urbanos como patrimônio histórico-cultural paraense.

Serviço:
Roteiro Geo-Turístico pela Vila de Mosqueiro
Local: Coreto Central (Praça da Vila de Mosqueiro) 
Data: 6 de dezembro
Hora: Às 10h

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página