Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga listão com 7.286 aprovados no PS 2019
Início do conteúdo da página

UFPA divulga listão com 7.286 aprovados no PS 2019

  • Publicado: Terça, 29 de Janeiro de 2019, 18h11

29.01.2019 Resultado PS Foto Alexandre Moraes 13

O clima de ansiedade acabou! Na manhã desta terça-feira, 29 de janeiro, 7.286 estudantes puderam comemorar a conquista da tão sonhada vaga na Universidade Federal do Pará (UFPA). O resultado do Processo Seletivo 2019 (PS 2019) foi divulgado às 8h40, logo após a coletiva de imprensa realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no Campus Guamá.

Marcado por algumas mudanças na oferta dos cursos e de vagas para PcD, além da criação de dois novos cursos - Conservação e Restauro e Tecnologia em Agroecologia – o concurso para ingresso na Universidade teve 88.376 candidatos inscritos. As vagas foram distribuídas em 132 cursos de graduação ofertados em 21 cidades do Pará onde a UFPA mantém campi, polos ou convênios.

29.01.2019 Resultado PS Foto Alexandre Moraes 8Do total de vagas ofertadas, apenas 49 não foram preenchidas: 12 no curso de Licenciatura em Física, em Ananindeua; 14 no curso de Licenciatura em Matématica, em Barcarena; e 21 no curso de Licenciatura em Ciências, Matemáticas e Liguagens, em Mocajuba. Já em relação às 132 vagas extras destinadas especificamente a candidatos PcDs, 40 foram preenchidas.

“Nós temos o compromisso de trabalhar sempre pelo aperfeiçoamento da nossa instituição, pelo avanço da sua qualidade acadêmica e científica. Tenho a certeza de que os novos alunos vão encontrar o melhor ambiente para desenvolver todo o seu potencial e para explorar todos os seus interesses intelectuais e profissionais”, ressaltou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

29.01.2019 Resultado PS Foto Alexandre Moraes 15Candidatos paraenses são maioria – Assim como em 2018, os paraenses mantiveram a liderança na disputa e ocuparam 7.176 vagas, totalizando 98,49% do número total de aprovados. Entre os concorrentes de outros Estados,  o Amapá teve o maior número de aprovações, com 37 candidatos, seguido por Tocantins, com 21 aprovados, incluindo o primeiro lugar geral, João Victor de Carvalho Reis.

O predomínio de paraenses e estudantes residentes em Estados da Região Norte entre os candidatos inscritos e aprovados foi favorecido pelo bônus de 10% sobre a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dado aos alunos egressos do ensino médio de Estados da região. “Nós sentimos muito orgulho de poder ofertar um número de vagas que não tem comparação com outra instituição de ensino superior no Norte do País. São em torno de 7.400 vagas, com pouquíssimas vagas não preenchidas”, pontuou o pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade, Edmar Costa.

29.01.2019 Resultado PS Foto Alexandre Moraes 20Adiamento da divulgação – Prevista para ser realizada na última semana, a divulgação do listão foi marcada pela ansiedade dos candidatos, que aguardavam ouvir e ler seus nomes no listão, e da equipe que trabalhou ininterruptamente desde a liberação, no dia 18 de janeiro, das notas do ENEM pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos (INEP).

Segundo Sanclayton Moreira, diretor do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), o trabalho de computação de resultados seguiu a mesma fórmula de anos anteriores. A diferença em 2019 foi o aumento de cursos em que se pode escolher o período de entrada e a inclusão das vagas para pessoas com deficiência (PCD).

“Este ano, o INEP liberou as notas para a Universidade ao mesmo tempo em que liberou para os candidatos. Por esse motivo, conseguimos terminar o trabalho antecipadamente. Agora, espero que os candidatos aprovados aproveitem bastante, pois a Universidade está de portas abertas pra eles”, pontuou o diretor do CEPS.

29.01.2019 Resultado PS Foto Alexandre Moraes 23Liminar do MPF - No dia 21 de janeiro de 2019,  a UFPA recebeu uma decisão liminar da Justiça Federal relativa à Ação Civil Pública no 1000203-50.2019.4.01.3900, que a impedia de divulgar o resultado do PS 2019, ao mesmo tempo em que a convocava para uma audiência de conciliação no dia 28 de janeiro. Nessa audiência, não houve acordo entre a UFPA e o Ministério Público Federal, autor da ação. Porém, ainda no mesmo dia, o desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, acatou o recurso da UFPA e suspendeu a liminar que impedia a divulgação do resultado do PS 2019.

O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, explicou que a única posição que a UFPA defendeu durante todo o processo foi a publicação do resultado com base no que estava disposto no Edital de seleção publicado no dia 30 de outubro de 2018, em respeito a todos os candidatos que se inscreveram tendo conhecimento e confiantes de que seriam respeitadas aquelas regras. 

29.01.2019 Resultado PS Foto Alexandre Moraes 4“Nós tivemos, na decisão judicial ontem prolatada, o reconhecimento de que o nosso edital de seleção está íntegro do ponto de vista da sua legalidade. E também o reconhecimento muito importante de que, no que concerne a questões administrativas e acadêmicas, a Universidade Federal do Pará, como todas as universidades públicas, goza de automia, conforme prevê o Art. 207 da Constituição Federal”, explicou Emmanuel Tourinho.

Para a procuradora Geral da UFPA, Fernanda Ribeiro Monte Santo, o fato de a Universidade ter recorrido logo após a notificação foi importante para que a resposta ao recurso saísse de forma ágil, e o resultado do PS 2019 pudesse ser imediatamente divulgado. “Estamos muito felizes por ter contribuído positivamente com a nossa instituição, levando ao candidato, que se dedicou durante a sua preparação, uma porta de entrada para sua carreira, para a sua formação pessoal e profissional”.

29.01.2019 Resultado PS Foto Alexandre Moraes 9Mudanças para 2020? – Segundo o reitor da UFPA, a Universidade não desistiu em definitivo do SiSU. Uma vez que o  Sistema seja ajustado para evitar a perda de vagas, que tem sido frequente em diversas Instituições do País, há a possibilidade de a UFPA voltar a usar o sistema de seleção. O que não pode acontecer é o desperdício de vagas quando se tem um cenário repleto de candidatos aptos a ingressar no ensino superior.

“No nosso processo de seleção 2019, nós tínhamos uma pontuação mínima para que o candidato fosse considerado apto a ingressar na Instituição. Mais de 40 mil candidatos alcançaram essa nota. Isso significa que estamos diante da necessidade de  um grande esforço nacional de expansão da oferta de vagas na educação superior”, explica Emmanuel Tourinho.

Texto: Elizandra Ferreira e Maissa Trajano – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página