Página inicial > Ultimas Notícias > Centro de Memória da Amazônia inicia divulgação on-line de documentos históricos do poder judiciário

• Publicado: Terça, 26 de Março de 2019, 15h32

13.04.2012 Novo Centro de Memória2 Foto Alexandre Moraes 137

O Centro de Memória da Amazônia (CMA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), iniciará, no dia 27 de março, a divulgação on-line de documentos históricos do Poder Judiciário. A disponibilização do acervo on-line, que cobre o período de 1785 até 1970, colabora para a preservação e a segurança dos documentos originais que não precisarão mais ser manuseados e para o acesso dos usuários. Os documentos podem ser acessados no site do Centro.

O acervo é bastante diversificado e nesse primeiro momento serão disponibilizados vários Estatutos de organizações sociais, partidos políticos, clubes esportivos e diversas associações civis. No decorrer do desenvolvimento do projeto serão digitalizados vastos conjuntos documentais das áreas cível e criminal e da Justiça Militar do Estado do Pará.

“O início deste serviço resulta de grande esforço da equipe formada por bolsistas, técnicos-administrativos e professores e é um marco por disponibilizar um acervo histórico expressivo. A digitalização e disponibilização online para que os documentos possam ser baixados nos computadores em si já é relevante por garantir a preservação dos documentos originais que deixarão de ser manuseados e, além disso a localização dos documentos de forma nominal facilita a vida dos usuários, sejam pesquisadores ou outros agentes da sociedade civil. Desta forma a busca é facilitada”, afirmou o professor William Gaia Faria, diretor do CMA.

Além da coleção de documentos, o CMA também terá uma Galeria Virtual, com imagens de objetos e fotografias do acervo, uma Mapoteca Virtual, com mapas resultantes de decisões judiciais no Estado e uma Hemeroteca, com jornais e periódicos que acompanham processos cíveis e criminais. Além disso, também há a expectativa de criação do Laboratório de Memória Oral.

Segundo o professor William Gaia Farias, apesar do atual momento político do País e do alto investimento e trabalho demandados com equipamentos e apoio de bolsistas, as expectativas para o projeto são altas, com apoio da Reitoria e das Pró-Reitorias de Ensino, Administração e Extensão (Proeg, Proad e Proex).

CMA – O Centro de Memória da Amazônia é um órgão suplementar da UFPA, que atua na aprendizagem teórica e prática no que diz respeito à preservação, ao restauro, à organização, à catalogação, à digitalização e à divulgação de documentos. O CMA também realiza atendimento ao público encaminhado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e, das 9h às 14h30, realiza atendimento a usuários em geral, principalmente pesquisadores.

Em novembro de 2018, o Centro foi convidado a integrar a rede de pesquisa mantida pela University Museums And Collections (UMAC), entidade internacional constituída por um Comitê de Museus Universitários e Coleções do Conselho Internacional de Museus e, desde então, seu acervo é disponibilizado globalmente. Leia mais aqui.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes