Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA promove o “Seminário Nacional: Inclusão, Acessibilidade e Diversidade”

UFPA promove o “Seminário Nacional: Inclusão, Acessibilidade e Diversidade”

• Publicado: Domingo, 30 de Junho de 2019, 15h01

banner Seminário ADIS

A Universidade Federal do Pará vai sediar, nos dias 12, 13 e 14 de agosto, o Seminário Nacional: Inclusão, Acessibilidade e Diversidade. Com o tema “Debates sem fronteiras sobre políticas de ações afirmativas”, o evento tem o objetivo de discutir e divulgar as inovações sobre inclusão relacionadas com a temática de acessibilidade, diversidade e Língua Brasileira de Sinais - Libras. As inscrições vão até 30 de julho, com valores variados, e podem ser feitas por meio de formulário on-line.

O evento abordará o tema inclusão, de forma ampla, e, ao mesmo tempo, vai discutir a inclusão no âmbito da acessibilidade para pessoas com deficiência - da Educação Básica ao Ensino Superior - como garantia de direitos. Além disso, irá promover o debate sobre as línguas de sinais, como singularidade linguística das pessoas surdas no campo educacional e da diversidade, que envolve os demais públicos, como indígenas, quilombolas, refugiados, entre outros.

Para tratar desses assuntos, serão realizadas diversas mesas-redondas, palestras, apresentações de trabalhos e oficinas. A programação contará com a participação de intérpretes que farão a tradução de todas as atividades do seminário para Libras.

“Este debate é fundamental para a UFPA, em especial, quando se observa o atual perfil dos estudantes da Instituição. O evento pretende contribuir para o debate sobre os desafios para a inclusão e a permanência de estudantes em Instituições de Ensino Superior, como a UFPA”, afirma a professora Milene Veloso, integrante da comissão organizadora do seminário e membro da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS).

Programação - O Seminário Nacional contará com palestra da professora Zélia Amador de Deus, que vai falar sobre Políticas de Ação Afirmativa na UFPA, e mesas-redondas com palestrantes da Universidade e de outras Instituições de Ensino Superior, como o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de Brasília (UnB). Também serão realizadas apresentações de trabalhos, lançamentos de livros, apresentações culturais e oficinas.

São ofertadas 30 vagas para cada uma das quatro oficinas, sendo que o candidato deverá optar por apenas uma delas. Os temas das oficinas são variados: jogos como ferramentas de construção da aprendizagem na educação inclusiva; técnicas de tradução e interpretação em língua de sinais; noções básicas sobre acessibilidade aplicada à NBR9050 e à NBR16537 e aplicação das Leis 10.639/ 2003 e 11.645/2008 na prática educacional.

Inscrições - As inscrições vão até o dia 30 de julho. No formulário on-line, o interessado deve informar seus dados pessoais, a forma de participação (ouvinte, participação em oficina ou apresentação de trabalho) e a modalidade de inscrição. Os valores variam conforme a categoria: R$20,00 para estudantes de graduação; R$50,00 para estudantes de pós-graduação e R$80,00 para professores e profissionais. O pagamento deve ser feito por depósito ou transferência bancária para a conta especificada na aba Inscrições do site do evento. O comprovante de inscrição deverá ser enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As regras para submissões de trabalhos podem ser conferidas aqui.

Ação Afirmativa - A UFPA possui, desde 2008, um Programa de Políticas de Ação Afirmativa, que promove a política de cotas para candidatos negros em todos os cursos da Instituição, o Processo Seletivo Especial (PSE) com reserva de vagas para indígenas e quilombolas, entre outras ações. A partir do Processo Seletivo (PS) deste ano, foi incluída a oferta de uma vaga, em cada curso, destinada a pessoas com deficiência (PCDs). Em reunião no último dia 13 de junho, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou a realização, a partir de 2020, de um PSE para refugiados, asilados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas.

Seminário Nacional: Inclusão, Acessibilidade e Diversidade
Data: de 12 a 14 de agosto.
Local: auditório Arlindo Pinto, no prédio anexo do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA - ICB (Setor Básico do Campus Belém).
Inscrições: até 30 de julho, via formulário on-line, com valores variados, a partir de R$20,00.
Mais informações no site do evento.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA