Página inicial > Ultimas Notícias > Centro de Memória da Amazônia promove bate-papo sobre os 404 anos de Belém e os185 anos da Cabanagem

• Publicado: Quinta, 23 de Janeiro de 2020, 17h46

Entrada do Arsenal da Marinha

Em comemoração aos 404 anos de fundação da cidade de Belém, completados no último dia 12 de janeiro, o Centro de Memória da Amazônia (CMA) da UFPA realizará, na sexta, dia 24, duas rodas de conversa: “Olhares sobre Belém do Pará: sua gente, sua natureza, seus autores”, que ocorrerá às 15h; e “Mulheres Cabanas”, que será às 19h. Ambos os eventos são gratuitos, livres para todos os públicos, e não há necessidade de inscrição.

O primeiro bate-papo contará com a apresentação de histórias sobre Belém, com conversa e debate com autores que escreveram sobre a capital paraense e seus povos, será organizado por João Marcelo Dergan, Kaio Cardoso e Ruan Souza, do CMA. Já a segunda roda terá diálogos sobre a Cabanagem, em alusão aos 185 anos da revolta, e contará com debates sobre as mulheres que fizeram parte da Guerra dos Cabanos. A roda é organizada pelo coletivo cultural Ideias Aí, e faz parte de uma programação especial do coletivo “Janeiro Cabano”.

Os eventos têm como objetivo divulgar as ações e as pesquisas sobre a cidade de Belém, para compreender a cidade não somente como cenário, mas também como espaço vivo, em que os seus moradores se apropriam e ressignificam espaços muitas vezes considerados elitizados.

“A realização dos eventos objetiva fundamentalmente dar espaço e voz à compreensão da cidade por seus atores sociais e tornar sua história cada vez mais pública”, conta o coordenador de Acervo e Pesquisa do CMA, João Marcelo Dergan.

Segundo ele, conversar sobre a memória e a história da cidade de Belém permite a reflexão sobre os espaços de cada um na cidade e também leva a pensar as políticas públicas já existentes e aquelas almejadas pela população.

“A memória da cidade é constantemente reelaborada pelas pessoas que vivem e moram nela, com amores, desamores, lutas, vivências, relações afetivas, familiares, ambientais e também políticas e de poder. É uma honra para o Centro de Memória da Amazônia receber eventos e dar espaço para as ações das pessoas que constroem a cidade no seu cotidiano, seja por meio de ações sociais ou de pesquisas públicas sobre a história da cidade, nos diversos aspectos, como religioso, artístico, cultural, ambiental”, explica.

CMA – O Centro de Memória da Amazônia é um órgão suplementar da UFPA que atua na aprendizagem teórica e prática no que diz respeito à preservação, ao restauro, à organização, à catalogação, à digitalização e à divulgação de documentos. O CMA também realiza atendimento ao público encaminhado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e, das 9h às 14h30, realiza atendimento a usuários em geral, principalmente pesquisadores.

Desde março de 2019, o Centro possui um acervo on-line de documentos históricos do Poder Judiciário do Pará. O CMA também possui uma Galeria Virtual, com imagens de objetos e fotografias do acervo. Em novembro de 2018, o centro foi convidado a integrar a rede de pesquisa mantida pela University Museums And Collections (UMAC), entidade internacional constituída por um Comitê de Museus Universitários e Coleções do Conselho Internacional de Museus e, desde então, seu acervo é disponibilizado globalmente.

Rodas de conversa “Olhares sobre Belém do Pará: sua gente, sua natureza, seus autores” e “Mulheres Cabanas”

Data: 24 de janeiro

Horários: às 15h e 19h

Local: Centro de Memória da Amazônia (Tv. Rui Barbosa, número 491, esquina com av. Ó de Almeida)