Página inicial > Ultimas Notícias > Por mais meninas na Ciência! Estudante da Escola de Aplicação da UFPA recebe menção honrosa em premiação da SBPC

• Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 15h29

Print Premiacao Carol

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizou nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, a cerimônia virtual de entrega do 2º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que, nesta edição, contempla a categoria Meninas na Ciência. A data para a celebração não poderia ter sido mais oportuna, pois hoje se comemora o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco / ONU Mulheres) desde 2015. Uma das premiadas foi a estudante da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) Ana Carolina Lucena.

Toda cientista já foi uma menina com grandes sonhos. Atualmente, do total de doutores formados nas áreas de Engenharia e Ciências Exatas e da Terra, 34% são mulheres. E em Ciências da Saúde, elas são 67% dos pesquisadores que concluíram o doutorado. A SBPC luta para que a Ciência seja um lugar para todos”, dizia o vídeo de abertura da premiação.

Ana Carolina Lucena recebeu menção honrosa pelo trabalho intitulado “A morte como testemunho da vida: família e escravidão nos testamentos do Centro de Memória da Amazônia (Belém, Pará, c.1800-1850)”, orientado pelo professor Daniel Barroso, docente de História da EAUFPA.

Este prêmio tem uma grande importância para que cada vez mais meninas e mulheres possam ocupar espaços e contribuir com a Ciência no Brasil e no mundo. Espero que, como eu, muitas outras meninas se sintam motivadas a se inserir na Ciência”, afirmou Ana Carolina Lucena, durante a cerimônia virtual. A estudante aproveitou ainda para agradecer a todos que a apoiaram no seu crescimento acadêmico, tanto na UFPA quanto na EAUFPA, na qual estudou desde a educação infantil: “Recebo este prêmio com muita alegria e humildade, desejando que iniciativas como essas não parem por aqui e que muitas meninas sejam incentivadas a entrar no meio científico". E complementou citando Angela Davis: “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”.

O orientador da pesquisa, professor Daniel Barroso, destacou a dimensão simbólica do prêmio: “Embora não seja o meu lugar de fala, para mim, é muito significativo ter uma aluna da Escola de Aplicação sendo homenageada pela principal Sociedade Científica Brasileira, a SBPC, no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”.

O presidente da SBPC, Ildeu Moreira, falou da importância da premiação, criada para homenagear, reconhecer, valorizar e estimular mulheres e meninas na Ciência. “A Ciência precisa de mulheres. Esse prêmio nos traz esperança e renovação no sentido de reconhecer o trabalho desenvolvido pelas jovens cientistas e todos(as) os(as) seus(suas) professores(as) orientadores(as)”.

A vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral, que coordenou o Prêmio, destacou a quantidade e a qualidade dos trabalhos inscritos na premiação e também disse que o sentimento é de esperança por um futuro melhor na Ciência, com a participação de mais mulheres. Citando dados de um estudo feito pela revista Nature, ela diz que as mulheres já são cerca de 54% dos estudantes de doutorado no Brasil, o que representa um aumento de 10% nas últimas décadas, além de serem essas mulheres as responsáveis por quase 50% no número de publicações científicas, tendo a Ciência como profissão.

“No entanto essas mulheres ainda não estão representadas nos níveis mais altos da Ciência e da política no nosso país, talvez devido à questão mais profunda que também explique os salários desiguais que recebem”, refletiu. E, após premiar todas as meninas destaques na edição deste ano, disse: “Quero ver vocês no topo da Ciência. Isso faz parte da luta histórica da qual a SBPC é componente pela educação, pela ciência, pela tecnologia, pelo meio ambiente e pela tecnologia. Sigam em frente, que o futuro da ciência está nas mãos de vocês”.

Para assistir à íntegra da premiação, clique aqui.