Página inicial > Ultimas Notícias > Campus e Polos Universitários da UFPA no Baixo Tocantins fazem a entrega de mais de 90 cestas básicas a instituições e comunidades parceiras

• Publicado: Segunda, 24 de Maio de 2021, 19h01

Cameta 1

O Campus Universitário do Tocantins - Cametá e os Polos Universitários de Baião e Limoeiro do Ajuru fizeram a entrega das primeiras cestas básicas arrecadadas pela Campanha UFPA contra a fome na região do Baixo Tocantins. Ao todo, 91 cestas foram direcionadas a instituições e comunidades parceiras na última sexta-feira, 21 de maio.

Em Cametá, o Campus da UFPA arrecadou e doou 61 cestas, entregues à Associação das Mulheres do Ajó, representada por Eziethe Sanches Marques e por Silvia Marques de Sousa; à Associação Cultural e Ambiental da Vila de Pacajá, representada por Josineia Melo e por Valquíria Veloso; e à Comunidade indígena Assurini do Trocará, cujo contato foi intermediado pelos professores Waremoa Assurini e Wanda Assurini, além do Cacique Pirá Assurini. “Os Assurini somam uma população de aproximadamente 700 indígenas, localizados na Reserva Indígena Trocará, situada a 25 km da cidade de Tucuruí, na BR 422, mais conhecida por TransCametá-Tucuruí, nas proximidades do Igarapé Trocará, margem esquerda do rio Tocantins”, detalhou a professora Celeste Pinto, que encaminhou as cestas à Comunidade Assurini.

Além de gêneros alimentícios, as cestas foram incrementadas com itens de higiene pessoal. O professor Doriedson Rodrigues, coordenador do Campus Universitário do Tocantins - Cametá, explica a importância da Campanha para a região: “O território de atuação de nosso Campus é o Baixo Tocantins, com municípios como Baião, Mocajuba, Oeiras do Pará, Limoeiro do Ajuru, Cametá, possuindo uma população vivendo em ilhas, vilas, setor de estradas, cidades, comunidades ribeirinhas, quilombolas, povos do campo, das águas e das florestas. Mais de 50% da população desses municípios apresenta domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, conforme dados do IBGE (2017). Nesse território, nossa solidariedade é muito importante”.

Cameta 3As entregas em Cametá contaram com a participação da professora Lucilena Gonzaga, recentemente eleita a nova coordenadora do Campus. Para ela, “O Campus Universitário do Tocantins está empreitando esforços no sentido de arrecadar alimentos e ajuda financeira, pretendendo manter a distribuição até o final do ano. Agradecemos a toda a comunidade acadêmica que abraça essa causa de solidariedade”. Nova doação já está prevista para meados de junho.

O professor Mário Arnaud, coordenador de Extensão em exercício e diretor da Divisão de Arte e Cultura do Campus, destacou como “A ação de nosso Campus e nossos Polos Universitários mostram como é necessário a Universidade transcender os muros. Vimos o quanto precisa ser feito para que o mínimo possa ser garantido: o alimento do dia a dia”.

BaiaoEm Baião, o Polo Universitário direcionou 15 cestas para a Associação Remanescente Quilombola de Engenho - Arquenio, representada por Douglas Pimentel; a Associação Remanescente Quilombola de Anilzinho - Rio Fugido Tucunaré, representada por Adrião Borges; e para a Paróquia Santo Antônio de Pádua, representada pelo padre Marcos da Cruz.

A professora Patrícia Veiga, coordenadora local do Polo Universitário de Baião, ressaltou a gravidade do problema da fome, sobretudo em tempos de pandemia: “O vírus mata pela doença, e a desigualdade social mata pela negação de direitos fundamentais, dentre os quais a fome se sobressai, já que são mais de 116 milhões de brasileiros afetados. Quem tem fome não pode esperar que os debates acerca da má de distribuição de renda resultem em soluções, por isso a iniciativa da Universidade Federal do Pará se mostra acertada. A sociedade civil, quando convocada para socorrer os que padecem entre a doença e a falta de alimentos, torna-se linha de frente no papel urgente de salvar vidas”.

LimoeiroJá em Limoeiro do Ajuru, as 15 cestas arrecadadas foram doadas à Pastoral da Criança da Paróquia Imaculada Conceição, representada na ocasião pelo padre Anselmo Rodrigues, Cleide Gonçalves e Enildes Pinheiro.

“Poder estar participando desta campanha é gratificante demais. Ver pessoas que também passam por dificuldades financeiras, mas fazem questão de doar ao menos um quilo de alimento é sentir que, unidos, nos solidarizando e partilhando com o outro, nos dá esperança de dias melhores”, declarou a professora Ibenize Valente, coordenadora local do Polo Universitário de Limoeiro do Ajuru.

Participaram também das entregas outros professores, técnicos e discentes da UFPA. Em Cametá, participaram também os professores Meirevalda Redig, Maria Luiza Lima, Maria do Socorro Pinheiro, Carlos Cordovil e as discentes Jackeline Oliveira e Beatriz Sá. Em Baião, participaram ainda os estudantes Antônio Pina Júnior, Arlice Miranda e Jeferson Pimentel. Em Limoeiro do Ajuru, participou o professor Tiago Tavares, coordenador adjunto do Polo Universitário. O Campus do Tocantins Cametá designou uma comissão para atuar na campanha em Cametá e nos municípios sede dos Polos Universitários.

A campanha continua - A Campanha UFPA contra a fome iniciou em abril e já arrecadou mais de 900 cestas em Belém e mais de 400 cestas nos demais campi da universidade. A campanha tem recebido várias doações coletivas de unidades e grupos da comunidade acadêmica, famílias e egressos da universidade. As arrecadações seguem ocorrendo nos postos de todos os campi (confira os endereços, dias e horários de funcionamento). Para acompanhar os resultados das arrecadações e doações, acesse a página da campanha: coronavirus.ufpa.br/ufpa-contra-a-fome.