Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA classifica 6.823 calouros no Processo Seletivo 2023

UFPA classifica 6.823 calouros no Processo Seletivo 2023

• Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 11h15

PS 2023 Listao 23

O aguardado resultado do Processo Seletivo 2023 (PS 2023) da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi divulgado nesta sexta-feira, 17 de fevereiro. O listão com as(os) 6.823 candidatas(os) classificadas(os) no PS 2023 já está disponível no site listao.ufpa.br. Foram preenchidas mais de 92% das 7.381 vagas disponibilizadas em 193 ofertas de cursos, distribuídas nos 12 campi da UFPA. O vestibular contou com 64.981 estudantes inscritas(os) homologadas(os), sendo 54.296 isentas(os) da taxa de inscrição.

Ao todo, 33.001 candidatas(os) não foram classificadas(os) e outras(os) 25.157 foram eliminadas(os) por falta ou insuficiência de pontos em uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Das(os) 6.823 classificadas(os), 5.365 (79%) se inscreveram para concorrer a vagas pelo sistema de cotas e 1.458 (21%) concorreram apenas a vagas de ampla concorrência.

As(Os) candidatas(os) residentes no estado do Pará ocuparam 98% das vagas (6.694). As demais 129 vagas foram preenchidas por candidatas(os) oriundas(os) de outros 19 estados brasileiros, com destaque para o Amapá (34 candidatas/os ), Tocantins (25) e Rondônia (20). 62.306 inscritas(os) ainda receberam bônus de 10% em sua nota no Enem por terem cursado o ensino médio integralmente em um dos estados da Região Norte.

Primeiras(os) colocadas(os) – Das(os) dez primeiras(os) colocadas(os) gerais em 2023, oito são calouras(os) do curso de Medicina. Confira os nomes:

1º - Felipe Gandra Moreira - Engenharia Mecânica/Belém
2ª - Ana Sarah de Sousa - Medicina/Belém
3º - Kaike Eduardo da Silva Lobo - Medicina/Belém
4º - Gabriel Alencar Ecker - Medicina/Belém
5º - Matheus Lopes Bitar Mesquita - Medicina/Belém
6º - Vitor Mickael Serrão Garcia - Medicina/Belém
7º - Rodrigo Ormanes Massoud - Medicina/Belém
8º - Rodrigo Akira Azevedo Kurosawa - Engenharia Da Computação/Belém
9º - Pedro Gustavo Paixão Gesteira Alves Rodrigues - Medicina/Belém
10º - Ithallo Ricardo Dantas Ennser - Medicina/Belém

Nesta prova, a média geral na redação do Enem das(os) candidatas(os) classificadas(os) no PS 2023 foi 763.03.

Listão virtual - Desde o início da pandemia, a divulgação do listão tem sido exclusivamente virtual. Minutos antes da liberação do listão, às 11h, foi divulgada uma mensagem do reitor da UFPA, no portal e nas redes sociais da Instituição . Em seguida, o listão foi publicado no endereço listao.ufpa.br.

Habilitação - Logo mais, às 14h, será divulgado o Edital de habilitação ao vínculo institucional para consulta das(os) calouras(os), no site do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC). As(Os) estudantes devem fazer a leitura completa do edital com atenção, pois os períodos para o preenchimento de dados e entrega da documentação serão breves.

A partir das 15h, também ficarão disponíveis as notas individuais das(os) candidatas(os) na área de inscrição para consulta da classificação em todos os grupos de vaga em que concorrerem.

Novas oportunidades - Após a habilitação das(os) calouras(os) desta primeira chamada, serão realizadas repescagens de vagas de candidatas(os) não habilitadas(os) e reofertas de vagas não preenchidas. A segunda chamada de classificadas(os) (1ª repescagem) deverá ocorrer após a habilitação das(os) calouras(os) da primeira chamada. As reofertas serão publicadas em tempo oportuno.

Período de ingresso – O início das aulas das(os) calouras(os) ocorrerá conforme o Calendário Acadêmico da UFPA em 2023, disponível no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg). Os cursos com ofertas para a primeira entrada já iniciam no próximo dia 20 de março. A Semana do Calouro está prevista para o período de 15 a 17 de março.