Página inicial > Ultimas Notícias > Campanha UFPA contra a fome doa cerca de sete toneladas de alimentos a instituições parceiras em Belém

• Publicado: Terça, 29 de Junho de 2021, 10h52

24.06.2021 Entrega de cestas basicas Foto Alexandre de Moraes 1 1

Nova entrega de alimentos arrecadados pela Campanha UFPA Contra a Fome ocorreu na quinta-feira, 24 de junho. Cerca de 7 toneladas de alimentos foram entregues a seis instituições parceiras em Belém. Ao todo, a campanha já arrecadou e doou aproximadamente 30 toneladas de alimentos nos municípios onde a universidade possui campus e polo.

Desta vez, 150 cestas básicas foram destinadas ao Movimento de Atingidos por Barragens (MAB); 65 cestas, aos projetos Abrace e UniTodos da Associação de Moradores da Pratinha, e 65 cestas, à Paróquia São José de Anchieta. Três parceiros que já receberam doações também foram contemplados: 150 cestas foram doadas para o Movimento República de Emaús, que já havia recebido da campanha, em abril, 120 cestas; o Espaço Cultural Nossa Biblioteca, atuante no bairro do Guamá, recebeu 150 cestas e já havia recebido anteriormente 120 cestas; a Campanha Terra Solidária, do bairro da Terra Firme, recebeu mais 100 cestas e cerca de 80 quilos de alimentos avulsos; antes, receberam 100 cestas básicas de 200 quilos de feijão e farinha oriundos da agricultura familiar.

As entregas foram realizadas no Centro de Eventos Benedito Nunes, no campus do Guamá, em Belém, com a presença dos membros do Comitê de Acompanhamento da Campanha UFPA Contra a Fome e representantes das instituições parceiras: Robert Rodrigues, Paulo Sérgio e Cleidiane Vieira, do MAB; Cristiane Pamplona, Isaura Batista, Letícia Lima, José Carlos Gonçalves (Jamaica), Roselino Rodrigues, dos projetos Abrace e UniTodos da Associação de Moradores da Pratinha; Agostinho Albuquerque e Stael Mendes, da Paróquia São José de Anchieta; Georgina Cordeiro e Maildes Santos, do Movimento República de Emaús; Minéia Silva, do Espaço Cultural Nossa Biblioteca; e Francisco Batista, Márcio Braga, Fabrício Souza e Maria do Socorro Santos, da Campanha Terra Solidária.

24.06.2021 Entrega de cestas basicas Foto Alexandre de Moraes 3Gratidão - O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, ressaltou que as cestas doadas fazem parte do esforço da comunidade universitária em atuar de forma solidária neste momento em que todos passam por uma tragédia sanitária e também humanitária, e agradeceu aos parceiros: “Agradeço às instituições que recebem as cestas que doamos por serem parceiras nesse trabalho de fazer chegar as doações às famílias que mais necessitam. Para nós, da Universidade Federal do Pará, esta campanha tem sido uma grande alegria. Nossa comunidade continua mobilizada para alcançar cada vez mais famílias”.

Os representantes das instituições também se pronunciaram agradecendo ao apoio da Universidade e reforçando como essas cestas auxiliarão as famílias já atendidas pelos projetos e campanhas que já desenvolvem. A professora Georgina Cordeiro, coordenadora geral do Emaús, disse que “A Universidade já faz parte do nosso cotidiano do Movimento República de Emaús, por meio dos projetos de extensão e outras cooperações que já desenvolvemos” e agradeceu mais esta colaboração que chegará a muitas famílias que precisam.

24.06.2021 Entrega de cestas basicas Foto Alexandre de Moraes 7

Francisco Batista, da Campanha Terra Solidária, destacou: “Com esta Campanha, a universidade não está propiciando apenas o alimento do corpo, mas também o da alma, levando esperança e a importância da defesa da ciência para as comunidades”.

Robert Rodrigues, que é mestrando na UFPA e militante do Movimento dos Atingidos por Barragens, falou que as cestas doadas vão ajudar famílias de vários bairros de Belém e parabenizou a ação solidária da universidade: “É muito simbólico que, neste momento em que querem matar as universidades, a UFPA se proponha a matar a fome das pessoas. A Universidade tem a solidariedade como um elemento constitutivo e este é, em si, um princípio revolucionário de amar o povo. Esses alimentos também levam a esperança para as pessoas de que existe quem se preocupa com elas e luta por condições mais dignas e por justiça”.

24.06.2021 Entrega de cestas basicas Foto Alexandre de Moraes 2

A campanha continua - A Campanha UFPA Contra a Fome se iniciou em abril e já arrecadou e distribuiu cerca de 30 toneladas de alimentos. Muitas doações têm ocorrido de forma coletiva, vindas de unidades e grupos da comunidade acadêmica, de famílias e de egressos da universidade. As arrecadações seguem ocorrendo nos postos de todos os campi (confira os endereços, dias e horários de funcionamento). Para acompanhar os resultados das arrecadações e doações, acesse a página da campanha: coronavirus.ufpa.br/ufpa-contra-a-fome.