Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Editora da UFPA participa da XXV Feira Pan-Amazônica do Livro
Início do conteúdo da página

Editora da UFPA participa da XXV Feira Pan-Amazônica do Livro

  • Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2022, 17h45

Feira 1

A Editora da Universidade Federal do Pará (ed.ufpa) participa novamente da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, agora em sua 25ª edição. O evento é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Este ano, ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro, das 9h às 21h, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. 

Portal 21Neste 25º ano de evento, o estande da ed.ufpa coloca à disposição do público cerca de 2.300 títulos. Além de publicações com o selo da editora da UFPA e selo da UFPA, os leitores encontrarão títulos de selos internos da UFPA: Numa, IEMCI, Poema, NAEA, Fórum Landi e Revista Ensaio Geral, da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), e títulos de 44  editoras parceiras (Ateliê, Boitempo, Cobogó, Companhia das Letras, Cortez, Fiocruz, JJ Carol, Lumen Juris, Paco, Perspectiva, entre outras), incluindo editoras universitárias (EdiPUCRS, EDUERJ, EDUFF, EDUFMG, EdUFSCar, EDUNB, EDUNESP, EDUNIFESP). No seu conjunto, os títulos disponíveis no espaço da ed.ufpa, que incluem literatura infantil, são um diferencial que os visitantes encontrarão nesta edição da Feira.  

Feira 2Entre os 101 títulos da Editora da UFPA disponíveis no estande, destaca-se o Say it (over and over again), de Max Martins. O livro encerra os trabalhos de reedição da poesia completa do poeta, planejada em onze volumes, com organização e projeto gráfico de Age de Carvalho. Say it (over and over again) reúne a poesia inédita de Max Martins e a publicada esparsamente em jornais e revistas, além de fragmentos extraídos de diversas fontes, a maior parte do acervo do poeta, adquirido pela Universidade Federal do Pará em 2010 e conservado no Museu da UFPA. Como explica Age de Carvalho na apresentação do livro, “foram pesquisados 58 cadernos de poesia (em diversos formatos e número de páginas) e 43 diários e agendas (idem), oriundos do acervo da UFPA e do meu arquivo particular; toda a longa correspondência que mantivemos durante 24 anos (1980-2004); recortes de jornais, áudio de entrevistas (entre elas, o longo depoimento que concedeu ao Museu da Imagem e do Som/Pará, em 1996) e papéis avulsos, não organizados e por vezes de difícil datação, recolhidos em pastas formato A4”. O livro também apresenta alguns manuscritos originais do poeta em fac-símiles e tem posfácio assinado por Benedito Nunes.

Feira 3A Coleção - O projeto de reedição da obra de Max Martins foi iniciado em 2015, com a publicação de três volumes: O estranhoColmando a Lacuna e Caminho de Marahu. Em 2016, foi a vez de H'EraO Risco SubscritoA Fala entre Parêntesis (com Age de Carvalho) e Para ter Onde Ir. Em 2018, mais três volumes foram publicados: Anti-Retrato60/35 e Marahu Poemas. Pela primeira vez, os livros de Max Martins ganham reedições em volumes independentes.

Em edição de luxo, capa dura revestida em linho, sobrecapa com fotos de Béla Borsoi, fina impressão e prefaciadores de alcance nacional, as publicações da coleção marcam o retorno ao cenário literário daquele que é considerado por muitos o maior poeta paraense, ampliando o alcance de sua poesia para além das fronteiras do estado.

Feira 4Outro destaque da Editora da UFPA é o livro Górgias – Protágoras, décimo segundo volume da Coleção Diálogos de Platão, edição bilíngue, lançado em dezembro de 2021.

A EDUFPA – Para o reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho, a presença da Editora da UFPA na Feira do Livro reafirma o compromisso da UFPA com a cultura e a leitura. “A EDUFPA vem realizando um trabalho editorial primoroso, que se complementa com o esforço para promover o livro e a leitura em nosso estado. Temos orgulho desse trabalho e ficamos felizes com a receptividade e o reconhecimento do público em nosso estande na Feira”, apontou o reitor. 

Feira 5Novidades no estande - Entre as centenas de obras disponíveis, os visitantes encontrarão o segundo livro da jornalista, escritora, tradutora e presidenta da Fundação José Saramago, Pilar del Río, A intuição da Ilha - os dias de José Saramago em Lanzarote (Cia. das Letras, 2022), com ilustrações de Juan José Cuadrado e prefácio de Fernando Gómez Aguilera. Com ponto de vista privilegiado, tendo acompanhado Saramago em meio aos livros e às belas paisagens vulcânicas, Pilar relata neste livro os dias do escritor português em Lanzarote, construindo um mosaico dos momentos vividos e das emoções compartilhadas na intimidade do lar, e elaborando um panorama a que poucos teriam acesso – até então. O livro, escrito durante a pandemia, teve pré-lançamento nacional, com sessão de autógrafos da autora, por ocasião do Colóquio internacional de celebração do centenário de José Saramago na UFPA. 

Outra novidade no estande da ed.ufpa é o mais novo livro da professora, historiadora, antropóloga e editora Lilia Schwarcz, O Sequestro da Independência (Cia. das Letras, 2022).

Feira 6Homenagem e Lançamento - Nesta 25ª edição da Feira, o estande da ed.ufpa homenageia o centenário de nascimento de José Saramago (1922-2010), único escritor em língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, concedido em 1998. 

No espaço da ed.ufpa na Feira, o público leitor também poderá conhecer o mais recente título de Saramago publicado pela Editora da UFPA, Literatura e Compromisso: textos de doutrina literária e de intervenção social, com seleção, introdução e notas de Carlos Reis. O lançamento do livro, com sessão de autógrafos do organizador, aconteceu no 22 de agosto, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), na UFPA, durante a programação do Colóquio Internacional “José Saramago: palavra, pensamento, ação”. O evento abriu as  comemorações do centenário de José Saramago na UFPA e contou com a presença da jornalista, escritora e tradutora Pilar del Río, presidenta da Fundação José Saramago.

Feira 7Literatura e Compromisso é uma coletânea de doze textos escritos por Saramago, em diferentes momentos da vida, que apresentam reflexões sobre o próprio fazer literário – como autor e obra se inserem no tempo e no espaço – e explicitam o posicionamento político e a consciência social do autor. Na primeira parte do livro, Textos de Doutrina Literária, Saramago retoma temas rotineiros em suas obras e palestras, como a História e a memória, para indicar a seus leitores e ouvintes caminhos (não respostas) que levem a compreender seu trabalho e a importância (ou não) de seus romances, crônicas e diários para a transformação social.

Feira 8Os seis textos que compõem a segunda parte, Textos de Intervenção Social, mostram um Saramago que não se limita a contemplar a realidade, mas vai além, “interpela o mundo e os homens que o desfiguram, e bate-se por uma justiça muitas vezes adiada e não poucas ausente”, como sublinha Carlos Reis. Trata, portanto, da “necessidade ética de aprofundar os direitos humanos e de falar nos deveres humanos. É esse, pode dizer-se, o pensamento final de José Saramago, formulado num cenário civilizacional exaurido. José Saramago buscou conhecer e, nos limites de sua arte e de sua influência, intervir não somente nas questões e tensões sociais de sua terra natal (Portugal) ou de sua última morada (Espanha), mas também direcionou seu olhar e suas palavras também para América do Sul e para a África, especialmente para os conflitos étnicos e as lutas pelo direito à terra. A obra está à venda com valor promocional no estande da ed.ufpa na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes e pelo site de vendas on-line.

2b84b668 1cf8 492e acfd 9902f163a879Além de Literatura e Compromisso, o espaço da UFPA na Feira oferece aos leitores Diálogos com José Saramagode Carlos Reis, lançado em 2018 pela ed.ufpa; e outros dois títulos de Saramago publicados pela ed.ufpa, em coedição com a Fundação José Saramago: Da Estátua à Pedra e Discursos de Estocolmo, que reúne textos de José Saramago sobre a sua trajetória literária, e Democracia e Universidade, que traz dois textos de José Saramago sobre democracia.  O estande da Editora da UFPA ainda oferece aos leitores a obra completa de José Saramago, publicada no Brasil pela Companhia das Letras.

Feira 9Compre um livro - Para facilitar a aquisição de obras por parte de leitores visitantes da Feira, a UFPA disponibiliza descontos variados em todos os títulos vendidos, incluindo em combos na compra de volumes das coleções Diálogos de Platão e Max Martins. A UFPA também aceita o Credlivro, programa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que garante um bônus a funcionários públicos da rede estadual de ensino para a compra de livros.

Serviço:

Estande da Editora da UFPA na 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

Data: de 27 de agosto a 4 de setembro de 2022

Local: Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia.

Horário: das 9h às 21h

Entrada franca

 

Textos: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Fotos: Arquivo ed.ufpa

registrado em:
Fim do conteúdo da página