Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Curso de Medicina da UFPA em Altamira obtém reconhecimento com nota máxima do Ministério da Educação
Início do conteúdo da página

Curso de Medicina da UFPA em Altamira obtém reconhecimento com nota máxima do Ministério da Educação

  • Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2022, 15h31

Medicina Altamira 1

Com seis anos de funcionamento no Campus Universitário de Altamira da UFPA, o curso de Medicina recebeu a nota máxima, 5, na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento do curso. A nota foi atribuída após a visita presencial de uma comissão de avaliadores designada pelo MEC, que analisou aspectos como infraestrutura, corpo docente, projeto pedagógico, entre outros. Atualmente com 51 docentes, 7 técnicos e 371 alunos, o curso vai titular a primeira turma de 47 novos médicos em novembro deste ano.

O curso de Bacharelado em Medicina do Campus Universitário de Altamira da UFPA recebeu a primeira turma em 2016, em um contexto de aumento da demanda por  atenção primária em saúde na região do Xingu, com o crescimento da população em decorrência da implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Em 2012, o Ministério da Educação lançou uma proposta de expansão de vagas nas universidades para formação de médicos, o que favoreceu e viabilizou a criação do curso de Medicina em Altamira, a fim de formar e fixar médicos em uma área com carência desses profissionais, sobretudo para atuação junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Medicina Altamira 2Com base em metodologias ativas, o curso está estruturado em atividades teóricas, práticas e extensionistas, divididas em quatro núcleos de formação: 1) Concepção, Formação e Ciclos de Vida do Ser Humano; 2) Habilidades Médicas e Profissionalismo; 3) Prática de Integração Ensino, Serviço e Comunidade; e 4) Internato. As atividades são presenciais e em tempo integral ao longo de 12 semestres/6 anos.

Acompanhamento e autodiagnóstico do curso - De acordo com o médico e diretor da Faculdade de Medicina (Famed) do Campus Universitário de Altamira da UFPA, Leonardo Silva, “O autodiagnóstico das nossas fragilidades e potencialidades, embasando nossos planos de ação e melhorias, foi fundamental para que pudéssemos enxergar no que precisamos melhorar e nos reinventar”.

“A união e a facilidade de comunicação entre os agentes que compõem a comunidade da Famed e da UFPA (alunos, professores, técnicos, coordenação do campus, equipe pedagógica, pró-reitorias e Reitoria) foi crucial para que pudéssemos trabalhar nossas fragilidades e melhorar, ainda mais, nossas potencialidades”, avalia Leonardo Silva, que afirma que o curso continuará trabalhando em seu plano de ação para avançar cada vez mais.

Vários programas institucionais também contribuíram para o fortalecimento do curso, como o Programa de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios (LabInfra), que apoiou a estruturação de laboratórios de ensino, além do incentivo à pesquisa e à extensão por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Programa Institucional de Bolsas de Extensão e do Subprograma Monitoria do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação.

Para qualificação do corpo técnico e docente, em 2019, professores, técnicos e preceptores do curso ingressaram no Mestrado Profissional em Saúde da Amazônia em Altamira, ofertado por meio do Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT). Já em 2022, também pelo PADT, foi aberta uma turma inédita do Doutorado em Doenças Tropicais em Altamira, também voltada para qualificação do quadro de servidores, incluindo docentes e técnicos do curso de Medicina.

Todos esses investimentos e esforços coletivos foram ainda mais desafiadores em um cenário de cortes e contingenciamentos dos recursos públicos para educação e ciência no país. “Estar em uma Instituição Federal de Ensino Superior pública nos últimos anos não tem sido nada fácil. Cortes de orçamento reiterados, a política de teto de gastos e a pandemia da covid-19, desde 2020, nos impuseram mudanças alheias tanto às nossas próprias vontades quanto às relacionadas à gestão do curso, de forma que manter o ensino resiliente, de qualidade, com foco nas redes de atenção à saúde no âmbito do SUS, foi e continua sendo desafiador. Mas seguimos juntos, no intuito de entregar à sociedade, novos profissionais capacitados, humanizados e comprometidos em fazer o melhor pela população”, aponta o diretor da Famed.

Medicina Altamira 3No contexto da pandemia, professores do curso atuaram junto ao Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus no monitoramento do cenário epidemiológico de Altamira e municípios do entorno, para subsidiar as decisões institucionais quanto às medidas de controle e prevenção da covid-19. Projetos com a coordenação ou participação da Famed também contribuíram com protocolos de condutas terapêuticas e ofereceram teleatendimento, atendimento psicológico gratuito, orientações de biossegurança para comunidades indígenas e para os profissionais de saúde e a população em geral, além de prestarem homenagem aos profissionais da linha de frente do enfrentamento à pandemia.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, “O sucesso do curso de Medicina em Altamira é motivo de celebração e orgulho para toda a nossa comunidade, pois o resultado é fruto do envolvimento de muitas pessoas empenhadas em prover as condições para que o curso desenvolvesse suas atividades com qualidade. Receber a nota máxima do MEC em um contexto de cortes orçamentários é ainda mais significativo e demonstra o alto nível de dedicação e compromisso da nossa comunidade para não apenas sobreviver à crise, mas fazer a Universidade avançar”.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Fotos: Acervo do Curso de Medicina em Altamira

registrado em:
Fim do conteúdo da página